Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTES

Setran trabalha com duas frentes para agilizar obras da ponte do Outeiro

Operários finalizam  reforço emergencial da estrutura para estabilizar a pista de rolamento e,  outra equipe faz teste de solo, mobilização de balsas, equipamentos e,  pessoal para iniciar obra do novo pilar

Por Kátia Aguiar (COHAB)
31/01/2022 15h33

Ao mesmo tempo em que são repassados os cabos de aço de protensão pelas placas  de ancoragem instaladas  para garantir a sustentação ponte, equipes da obra de reconstrução da ponte do Outeiro  estão  mobilizando balsas  equipamentos e pessoal para dar início às obras de fundação do mastro central da estrutura, que agora terá  um novo projeto por meio de estais, a exemplo da obra feita na ponte União, na Alça  Viária.

Segundo o secretário  de Estado de Transportes (Setran), Adler Silveira, até  o dia 15 de fevereiro serão  feitos testes de carga para avaliar se a ponte poderá ser liberada para pedestres, ciclistas e motociclistas. "O trabalho de reforço da estrutura iniciou imediatamente após  a interdição da ponte,  e as nossas equipes estão trabalhando na instalação dos cabos de protensão, que serão tensionados  por macacos hidráulicos, garantindo o reforço da estrutura", destacou Adler Silveira.

A ordem de serviço para o início das obras de reconstrução da ponte de Outeiro foi assinada, no último sábado (29), pelo governador Helder Barbalho.

De acordo com o novo projeto da ponte, será construído um mastro de 50 metros, que permitirá a abertura de um canal de navegação de 100 metros, aumentando em 40 metros o espaço atual, que é de 60. 
Além do mastro, serão realizadas obras em todos os pilares da ponte, na pista de rolamento, no guarda-corpo, na sua estrutura em aço e nas passarelas para pedestres e faixas para ciclistas. 

O projeto da nova ponte contempla ainda a instalação de defensas nos pilares para impedir novos choques de embarcações. O tempo total para conclusão é de seis meses.

As obras prosseguirão e, no prazo de três meses, o tráfego de veículos, exceto caminhões, deve ser liberado na ponte do Outeiro.

O vendedor de frutas, Edilson Souza, morador de Icoaraci, que utiliza a ponte para ir para Outeiro todos os dias, destaca que o sacrifício para fazer a travessia agora será  recompensado mais tarde,  "com uma nova ponte, melhor, mais bonita e segura para todos nós", disse.