Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MUDANÇA

Hemopa reforça novos critérios para doação de sangue após infecção por Covid-19

O Ministério da Saúde divulgou as regras para doar sangue direcionadas a pessoas que tiveram o coronavírus

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
24/01/2022 11h58

O Ministério de Saúde diminuiu de 30 para 10 dias o período de espera para quem teve Covid-19 poder doar sangue. A contagem começa a partir da recuperação completa da doença. Mesmo quem esteve assintomático e testou positivo para a Covid-19, deve esperar os 10 dias para voltar aos Hemocentros.

O Hemopa reforça que as pessoas que tiveram contato com infectados pelo coronavírus, devem esperar 7 dias após o último contato. Não apresentando nenhum sintoma, pode fazer a doação. 

É importante lembrar também que quem recebeu a vacina contra a Covid-19 deve esperar 7 dias. E quem se vacinou contra gripe, 48h. 

 

Como doar sangue

A Fundação Hemopa está presente em nove municípios paraenses e, em todas, os estoques estão no limite do atendimento à rede hospitalar. A presença de doadores nas unidades de coleta é a esperança para o atendimento transfusional de pacientes que lutam pela vida. 

Quem estiver saudável, pesando mais de 50kg, basta ir até a unidade de coleta mais próxima para cumprir com este gesto solidário. Lembrando que precisa ter entre 16 e 69 anos, (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal) e a carteira de identificação original com foto é indispensável, podendo ser RG, Carteira de Trabalho, Passaporte ou CNH. 

Para saber qual unidade do Hemopa está mais próxima de você, clique aqui ou basta ligar para Ouvidoria no 0800 280 8118.