Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REGIÃO METROPOLITANA

Governo conclui centro de diagnóstico e cirurgia para pacientes do SUS

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/11/2018 00h00

A saúde pública da Região Metropolitana de Belém vai ganhar mais um espaço para atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Em dezembro o governo do Estado inaugura o Ambulatório Médico Especializado (AME), que vai concentrar, em um só lugar, a oferta de serviços ambulatoriais, consultas e diagnósticos. Com a nova unidade, se fortalecem os pilares da eficácia e da qualidade na saúde pública, bases importantes para uma boa prestação de serviço na rede estadual.

O AME vai reunir médicos de dez especialidades e equipe multiprofissional, com o objetivo de aprimorar a assistência entre a atenção básica e o atendimento de alta complexidade oferecido pelo Estado, como a agilidade dos processos pré-operatórios e, consequentemente, da internação.

“A ideia da policlínica é ter serviços com alta resolutividade. Às vezes, o médico passa exames em uma Unidade Básica de Saúde o paciente faz esses exames em clínicas diferentes e, quando vai  buscar o resultado de um, o outro exame já venceu. Por isso, não consegue reunir o pré-operatório em um só espaço”, ressalta o secretário de Estado de Saúde Pública, Vitor Matheus. A proposta do novo serviço é equacionar isso para os pacientes do SUS da Região Metropolitana, principalmente.

A entrega de mais essa unidade faz parte do projeto de descentralização da saúde pública colocado em prática pelo governo ao longo de quase oito anos de gestão. Nesse período, foram colocadas em operação hospitais de alta e média complexidade em 14 municípios do Estado, além de inaugurados cinco grandes hospitais em Belém: Metropolitano de Urgência e Emergência, a Nova Santa Casa de Misericórdia e os hospitais Público Galileu, Oncológico Infantil Octávio Lobo e Jean Bitar.

Além dos hospitais instalados fora da capital (Santarém, Marabá, Altamira, Paragominas, Breves, Conceição do Araguaia, Redenção, Salinópolis, Cametá, Tucuruí, Garrafão do Norte, Ipixuna e Barcarena), serão inaugurados em breve o Hospital Regional Abelardo Santos - Icoaraci e os Regionais de Itaituba, Castanhal e Capanema.

Com os quatro novos hospitais, em  fase de acabamento e instalação de equipamentos, a rede contará com 24 unidades de alto padrão até o final do ano.  Os de Itaituba, Castanhal e Capanema vão incorporar mais 678 novos leitos na rede estadual.  A oferta de leitos  é um ponto de atenção importante no contexto da saúde pública regerida pelo Estado. A  rede  soma 4.221 leitos. Atualmente, estão cadastrados 10.796 leitos do Sistema Único de Saúde no Pará, incluídos também os leitos da rede privada.

Centro de Ensino – Inspirado no Ambulatório Médico de Especialidade de São Paulo, o AME local será um dos poucos no Brasil com o caráter de policlínica pública, tendo outro diferencial: uma parte da estrutura do prédio será destinada ao ensino e à pesquisa. Aulas práticas do curso de Medicina e de cursos das demais áreas de saúde ofertados na Universidade do Estado do Pará (Uepa) serão ministradas no novo espaço, possibilitando formação mais completa dos profissionais.

"O AME terá biblioteca e salas multiuso. Funcionará como uma extensão para o ensino da Uepa. Temos dez salas preparadas para isso, dando oportunidade ao aluno de acompanhar o atendimento real. A ideia, no futuro, é que tenhamos estágio, internato e residência médica ambulatorial e multiprofissional", informa Vitor Matheus.

Ocupando área de 4.909,88 metros quadrados, o prédio de três andares, em fase de conclusão, foi incorporado às dependências do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Uepa (CCBS), e será  um anexo do campus localizado na Avenida Almirante Barroso. Com investimento de cerca de R$ 25 milhões, o Ambulatório Médico Especializado visa melhorar a prestação da assistência à saúde aos usuários do SUS, ampliando o acesso da população residente na Região Metropolitana aos serviços de atenção ambulatorial e especializado de apoio diagnóstico e terapia.

Especialidades  – Os usuários terão disponíveis  57 consultórios clínicos, além dos dez destinados à Uepa. O AME também contará com salas de curativo, serviço de apoio ao diagnóstico e terapia; salas de procedimentos especiais, métodos gráficos (mapeamento cardíaco com o holter, boxes de coleta e ambulatório); salas de infusão, observação e recuperação, farmácia, entre outros.

As especialidades clínicas disponíveis serão cerca de 15: cardiologia, pneumologia, hematologia, reumatologia, nefrologia, gastroenterologia, hepatologia, geriatria, neurologia, dermatologia, alergologia, imunologia, psiquiatria e medicina interna, além de pediatria geral e especialidades pediátricas. E as especialidades cirúrgicas serão 16: cirurgia geral, coloproctologia, cabeça e pescoço, torácica, vascular, plástica, urologia, ortopedia, neurocirurgia, ginecologia e obstetrícia, mastologia, otorringolaringologia e oftalmologia. Enfermagem, serviço social, nutrição, psicologia e odontologia são outros serviços disponíveis no novo centro de saúde pública do Estado.