Reunião Pública debate expansão do terminal de Vila do Conde
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) apresentou à população de Vila do Conde, em Barcarena (Região do Tocantins), o Projeto de Expansão do Terminal de Uso Privado (TUP) e o Relatório de Controle Ambiental (RCA) do empreendimento, durante Reunião Pública realizada na terça feira (20). Ambos ainda estão sendo analisados por equipes da Semas, em processo de licenciamento ambiental para expansão das atividades do terminal de Vila do Conde. A reunião foi presidida pela secretária adjunta de Gestão e Regularidade Ambiental, Diana Castro.
Os possíveis impactos ambientais que poderão ocorrer durante a execução das obras e na operação do terminal foram apresentados na reunião, assim como os programas ambientais que visam mitigar, controlar e compensar os impactos ao meio ambiente no município. As questões sociais e econômicas também foram debatidas com o público.
Segundo estudos ambientais e socioeconômicos feitos pela empresa Hidrovias do Brasil, responsável pelo projeto, com a expansão o terminal vai gerar 1.285 empregos na etapa de implantação, e 90% dessas vagas serão ocupadas por mão de obra local. O investimento total é de R$ 451 milhões.
Sandro Lins, gerente de Licenciamento de Projetos de Obras infraestruturais da Semas, informou que a Secretaria recebeu o Relatório de Controle Ambiental para a nova concepção de serviço. “A empresa já tem o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) elaborado para a concepção anterior. Antes, os serviços estavam restritos ao embarque de grãos, e agora serão acrescidos de óleo de palma, gás natural e outros combustíveis e produtos químicos”, acrescentou.