Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Usina da Paz Cabanagem, em Belém, oferece vacinação contra Covid-19

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
18/01/2022 15h54

A autônoma Kessya Oliveira, 36 anos, estava ansiosa para tomar a 3° dose da vacina contra a covid-19, moradora do bairro da Cabanagem há 25 anos, ela foi uma das pessoas que procurou atendimento na Usina da Paz Cabanagem em Belém. 

"Eu estou muito feliz por ter conseguido tomar a 3° dose da minha vacina e além disso também matriculei o meu filho de 14 anos no futsal, esse complexo está ajudando muito a todos nós", disse a moradora. 

A ação é realizada pela Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) e está ofertando doses dos imunizantes da Pfizer, Coronavac e AstraZeneca, para aplicação da 1°, 2° e 3° dose (de reforço a partir de 4 meses da segunda dose).

"Iniciamos a vacinação contra a Covid-19 na Usina da Paz Cabanagem para pessoas a partir de 12 anos, seja a primeira, segunda ou terceira dose (reforço). O atendimento é de terça a sexta de 8h às 17h. Para se vacinar basta trazer a carteira de vacinação e o CPF", afirmou a coordenadora da Sespa no TerPaz, Alessandra Amaral.

A pedagoga Priscila Santos, 33 anos, também foi se imunizar. "Eu estou feliz em ter tido a oportunidade de completar o meu esquema vacinal, e com a comodidade de ser aqui perto da minha casa, o que facilitou muito. Agora pretendo usufruir de outros serviços que são ofertados aqui", disse a moradora. 

Morador do bairro da Cabanagem há 10 anos, Nailson Corrêa, 50 anos, ressaltou a importância desse complexo para a comunidade. "Esse espaço está beneficiando muito a nossa comunidade, e hoje me sinto aliviado em poder ter tomado a terceira dose da vacina contra covid-19, também quero realizar atendimento médico e odontológico além de matricular os meus filhos para praticarem esportes", relatou o morador.  

Serviço

A partir de amanhã (19), o governo do Estado irá ofertar quatro Centros de Testagem para Covid-19 nos municípios de Belém e Ananindeua. Ao todo serão mais de mil testes por dia. Em Ananindeua, o centro de testagem será na Usina da Paz Icuí-Guajará. Já em Belém serão: na Usina da Paz Cabanagem, no Núcleo de Esporte e Lazer (Nel) e na Universidade do Estadual do Pará (UEPA). 

Na UsiPaz Cabanagem serão disponibilizados 150 testes ao dia, e o atendimento será de terça a sexta-feira, das 9h às 17h.

Em Ananindeua, na Usina da Paz Icuí-Guajará também serão 150 testes diários contra a Covid-19 estarão disponíveis à população, o atendimento será de terça a sexta-feira, de 9h às 17 horas.

Entrada na Usina da Paz

Após o anúncio das novas medidas para conter a proliferação do novo coronavírus no Pará, de acordo com o Decreto nº 2.044, que institui a Política Estadual de Incentivo à Vacinação contra a Covid-19, publicado no dia 06 de dezembro de 2021 no Diário Oficial do Estado, a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), órgão responsável por gerenciar a Usina da Paz, informou que para entrar nos espaços do complexo agora será exigido a obrigatoriedade da apresentação do cartão de vacinação, com o esquema vacinal completo. O diretor das Usinas da Paz, Coronel Marcos Lopes, destacou a importância da vacinação.

"Anteriormente a vacinação estava ocorrendo na carreta da Saúde, que faz parte do projeto 'TerPaz, Formação Profissional' que estava localizada aqui em frente a Usina da Paz Cabanagem, e agora esse serviço foi direcionado para dentro do Complexo. Você que ainda não se vacinou pode vir até a Usina, de terça a sexta, das 8h às 17h, não deixem de se imunizar, a vacina salva vidas", concluiu o diretor.    

UsiPaz

É um complexo comunitário integrado ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz) e promove diversas atividades voltadas para o público em geral. São ofertados mais de 80 serviços gratuitos, disponibilizados pelos órgãos e entidades parceiras do Estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.

Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. Além disso, é disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de wifi gratuito para os moradores que vivem próximo à Usina da Paz.

O complexo funciona de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 22h, aos sábados e domingos, das 8h às 18h.