Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

IESP recebe o curso de oficiais da PM nesta segunda, 17

Cerca de 180 alunos iniciaram o curso de oficiais

Por Walena Lopes (SEGUP)
17/01/2022 13h23

Moderno, amplo e com novas instalações, o Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), em Marituba, inicia 2022 pronto para dar seguimento na formação completa dos agentes de segurança pública.  Nesta segunda-feira (17)  teve início o curso de formação de oficiais da Polícia Militar com cinco turmas formadas que farão uso dos novos espaços.

Cerca de 180 alunos concursados devem realizar a formação com duração de 18 meses. Parte deste período, por volta de 100 dias serão em regime de internato. Para isso, o Instituto, que é vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) preparou alojamentos com mobiliário e climatização e banheiros coletivos para receber o quantitativo. Os investimentos incluem a construção de nove salas de aula. Os dois blocos devem receber os aprovados no concurso da Polícia Civil.

Comandante de pelotão e uma das responsáveis pela formação do curso, a segundo tenente PM, Suzane Santos de Souza, elogia as novas instalações que devem refletir na formação dos profissionais. "O IESP ele vem passando por mudanças e recebendo muito investimento. Com certeza isso reflete na instrução em sala de aula quanto em área aberta visando a questão prática, a questão do serviço policial militar mesmo”, explica.

Sobre a formação ela completa: “Eles estarão numa posição de liderança, eles precisaram tomar decisões e decisões muito importantes, por isso eles precisam de uma preparação muito especializada" destaca.

Além das instruções em sala de aula, os alunos poderão utilizar ainda os espaços que foram entregues no último ano. Em outubro, o governador Helder Barbalho entregou a nova quadra poliesportiva com 738,45 m² e o dojô com 170 m², para os treinos de artes marciais e defesa pessoal, além de vestiários.

Segundo o diretor do instituto, coronel BM Antônio Bentes, com o curso de oficiais juntamente com a formação de policiais civis, com início previsto para março, houve a necessidade de preparação, articulada pela a Segup.

"Tivemos um apoio muito intenso da Secretaria de Segurança Pública que não mediu esforços para reforma do alojamento, reforma de salas de aula, juntamente  Polícia Militar que também viu a necessidade de dar um aporte para tal, assim como a Polícia Civil. São aparatos estruturais que vem otimizar o serviço do IESP", pontua.

Texto: André Macedo