Seduc promove 'Rodas de Conversas' e amplia acesso ao conhecimento
Plataformas digitais, como o Sistema Educacional (SEI), estão entre as ferramentas adotadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para levar conhecimento às diversas regiões do Pará, valorizando as necessidades do dia a dia das comunidades e a pluralidade cultural. O Projeto Rodas de Conversas é um exemplo dessa diretriz. De 19 a 21 de novembro, o SEI ocupou seus estúdios com debates sobre os mais variados assuntos, inclusive a realidade das comunidades atendidas pela rede integrada de informações, via satélite. Além das vídeoaulas destinadas aos alunos da modalidade Ensino a Distância, a iniciativa ampliou a oferta do conhecimento, atingindo um público bem maior.
Temas como Meio Ambiente, Direitos Humanos, Saberes do Campo, Gestão, Produção Agrária e Agricultura Familiar foram abordados nos debates conduzidos por professores da Seduc, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade do Estado do Pará (Uepa), além de técnicos em diversas especialidades. Após a exposição, o público enviou perguntas e comentários.
Demandas - De acordo com a professora Valéria Crístian Ramos da Silva, doutora em Linguística, vinculada à coordenação pedagógica do SEI, "as comunidades atendidas pelo Sistema foram ouvidas no semestre passado e escolheram os temas que gostariam que fossem aprofundados tecnicamente". As demandas foram estruturas em uma programação elaborada por professores (doutores e mestres) e técnicos da Seduc e de outras instituições.
O professor doutor Miguel Ramos, do Centro de Ciências Biológicas da UFPA, destacou a importância da utilização das ferramentas tecnológicas, que reduzem a distância geográfica. "O conhecimento fica acessível a todos, e de uma maneira simples. Que isso possa ser aproveitado em sua totalidade no cotidiano dos participantes deste encontro", ressaltou o professor, acrescentando que "trazer a Academia para uma conversa, principalmente com os alunos do ensino médio, que normalmente não têm essa oportunidade, é a maior contribuição de um projeto como este. Todos os envolvidos estão de parabéns".
O SEI é uma metodologia educacional que está sendo implantada no Pará visando ampliar a oferta do ensino médio no interior, notadamente em localidades de difícil acesso. Iniciadas em 2018, as aulas do SEI chegam a 145 salas de aula em todo o território paraense.