Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BELÉM 406 ANOS

Governador do Pará é homenageado com a comenda 'Francisco Caldeira Castelo Branco'

A mais importante honraria do Município de Belém é um reconhecimento aos homenageados pelo trabalho que desenvolvem em benefício da capital paraense

Por Leonardo Nunes (SECOM)
12/01/2022 22h14

Governador Helder Barbalho e o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, na entrega da comendaComo parte das comemorações pelos 406 anos de fundação de Belém, o governador Helder Barbalho foi homenageado pela gestão municipal com a entrega da mais alta honraria da cidade: a Comenda Francisco Caldeira Castelo Branco, o fundador da capital paraense. A cerimônia ocorreu no final da noite desta quarta-feira (12), na Igreja de Santo Alexandre, no bairro da Cidade Velha, centro histórico de Belém.

De acordo com informações da Prefeitura Municipal de Belém (PMB), a honraria é entregue a personalidades e entidades pelos relevantes serviços prestados no âmbito de suas atividades no município. Pelo Poder Executivo Estadual, além do governador foi homenageado o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Carlos Maneschy, e a Universidade do Estado do Pará (Uepa).Helder Barbalho agradeceu a honraria em nome dos demais homenageados

O governador Helder Barbalho ressaltou o orgulho pelo reconhecimento que recebeu ao lado dos demais homenageados. Ele ressaltou o que unia todos que receberam a comenda: o amor e a vontade de contribuir com o desenvolvimento da cidade e dos belenenses. 

“Quero agradecer, em nome de todos os homenageados, e que possamos continuar agora ainda mais engajados, para seguirmos colaborando de maneira fraterna e solidária para que Belém, que hoje completa 406 anos, cada vez mais possa ser uma cidade que nos dê orgulho e felicidade”, frisou Helder Barbalho em seu pronunciamento. 

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, informou que a premiação foi determinada por uma comissão que atuou de forma técnica, selecionando personagens e instituições comprometidas com a cidade. “As pessoas que estão aqui representam muito para cidade. É uma honra muito grande, neste momento, ter a presença destes homenageados”, afirmou o prefeito.A solenidade de entrega da comenda ocorreu na Igreja de Santo Alexandre, no centro histórico de Belém

Além do governador do Estado, a comenda foi entregue a Adriano Venturieri; Alfredo Carlos Cunha de Oliveira; Carlos Edilson de Almeida Maneschy; Célia Regina de Lima Pinheiro; César Bechara Nader Mattar Júnior; Edna Maria de Ramos Castro; Edson Raimundo da Rocha Silva; Edyr Augusto Proença; Ernani Antônio Guilhon da Silva; Edilson Moura da Silva; Gilmar Pereira da Silva; Josebel Akel Fares; José Gilson Borges; Lucilia da Silva Matos; Luiz Gonzaga da Costa Neto; Mara Lúcia Barbalho da Cruz; Marinor Jorge Brito dos Santos; Maria de Lourdes Lima de Oliveira; Maria Berenice Dias e Dias; Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo; Paulo Jorge Martins Nunes; Tatiana Deane de Abreu Sá; Universidade do Estado do Pará e Violeta Refkalefsky Loureiro.

Infraestrutura - Desde 2019, o Governo do Pará vem investindo em diversas áreas para melhorar a qualidade de vida da população de Belém. Entre várias obras já entregues ou em andamento, destacam-se:

- Rodovia do Tapanã;
- Requalificação da Avenida Padre Bruno Sechi (em construção);
- Macrodrenagem do Tucunduba;
- Usina da Paz Cabanagem;
- UsiPaz BenguI, Terra Firme e Guamá (em construção);
- Unidades habitacionais do Conjunto Riacho Doce;
- 19 escolas reconstruídas, incluindo o tradicional Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP);
- Parque Urbano Belém Porto Futuro;
- Hospital Regional Dr. Abelardo Santos;
- Pronto Socorro do Bengui e Hospital da Mulher (em construção);
- Seccional da Sacramenta;
- Reconstrução do Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão (em construção);
- Terminal Hidroviário de Icoaraci (em fase de projeto);
- Palacete Faciola (em construção),

- Revitalização do Cemitério da Soledade (em construção).