Aluno da Rede Pública é medalhista de ouro no Campeonato Paralímpico Estudantil
Com um desempenho irretocável no Campeonato Paralímpico Estudantil 2018, que ocorreu em São Paulo, neste mês de novembro, entre os dias 21e 23, Lucas Costa, da Escola Estadual Barão do Rio Branco, localizada no bairro de Nazaré, em Belém, subiu três vezes ao topo do pódio por vencer as provas dos 60, 100 e 800 metros no Atletismo.
Lucas nasceu sem poder enxergar, mas aos poucos, o atleta adormecido nele falou mais alto e começou a superar a limitação física. A Natação veio aos oito anos quando então, pediu para sua mãe-avó lhe matricular nas aulas. Mas, logo de cara, uma longa reforma na piscina fez Lucas trocar as águas pelas pistas. Aí, começou o flerte com o Atletismo e os primeiros treinos. O equilíbrio entre os treinamentos, as competições e os estudos começaram a render ótimos resultados, dentro e fora das pistas.
Segundo a Diretora da Escola Barão do Rio Branco, Elisabete Nogueira, o rendimento de Lucas foi melhorando progressivamente nas disciplinas também. No passado, ele chegou a se classificar para a fase regional das Olimpíadas de Matemática. Com bom desempenho escolar o mesmo aconteceu nas pistas, e Lucas começou a colecionar excelentes resultados nas corridas em Belém, no interior e em etapas regionais, culminando com a classificação para o Campeonato Paralímpico Estudantil em São Paulo, que reuniu competidores do País inteiro.
A cada vitória na capital paulista, Lucas não esquecia dos colegas da Escola. “Ele pedia para eu gravar vídeos dele falando da vitória e do desempenho nas competições para mandar aos amigos, e perguntava se o pessoal da Escola já sabia das vitorias”, diz empolgada dona Maria da Costa, “mãe-avó” do Lucas. A empolgação também extravasa da Diretora da Escola, Elisabete Nogueira. “Foi com enorme alegria que todos nós da Escola recebemos a noticia da vitória do Lucas e ficamos contentes pelo ótimo resultado”.
A diretora continua: “Todos ficaram muito empolgados; os amigos, os professores, enfim, todos. É importante para a Escola ter sempre essa parceria com a família e com o aluno, e estar nos desafios e nas conquistas”. Para Lucas, a missão de agora em diante é treinar, mas sem esquecer de dar total atenção aos estudos. “Quero manter os treinos, mas sem perder o foco dos estudos, sempre manter boas notas e dar cada vez mais orgulho para minha família e minha Escola”, conclui ele.