PC fecha seis estabelecimentos em fiscalizações em Mosqueiro e Salinópolis, no período do réveillon
De 24 de dezembro de 2021 até 03 de janeiro de 2022, 96 estabelecimentos foram fiscalizados, seis fechados, oito advertidos e 12 intimações realizadas
Com o objetivo de fiscalizar estabelecimentos comerciais e vias públicas no combate à poluição sonora e verificação de alvará de licenciamento, equipes da Divisão de Polícia Administrativa (DPA) e Divisão de Polícia Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), da Polícia Civil do Pará, fiscalizaram 96 estabelecimentos comerciais, de 24 de dezembro até esta segunda-feira (03). Seis deles foram fechados, sendo cinco na Ilha de Mosqueiro e um em Salinópolis.
Segundo o delegado-geral, Walter Resende, a atuação é uma das frentes de trabalho da Polícia Civil durante a segunda fase da operação "Festas Seguras”.
“A Diretoria de Polícia Administrativa (DPA) atuou com equipes fiscalizando estabelecimentos comerciais referentes ao alvará de funcionamento e licenças municipais em conjunto com agentes da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), que fiscalizaram a incidência de poluição sonora originada de estabelecimentos particulares ou estabelecimentos diversos, além de vias públicas, desenvolvendo trabalho integrado de natureza educativa, preventiva e repressiva”, explicou Resende.
Durante os procedimentos, as equipes da Polícia Civil constataram que cinco estabelecimentos da Ilha de Mosqueiro, em Belém, não estavam com o documento de licenciamento regularizado, e em um deles também foi constatado o crime de poluição sonora. Já em Salinópolis, na região nordeste, apenas um dos locais fiscalizados não apresentou o registro para funcionamento. Os proprietários foram intimados para comparecimento à unidade policial e regularização da documentação.
Ao todo, 96 estabelecimentos foram fiscalizados, seis fechados, oito advertidos e 12 intimações realizadas.
Além dos estabelecimentos, os agentes da Polícia Civil percorreram orlas e principais avenidas com maior fluxo de pessoas e veículos, fazendo a orientação e solicitando, principalmente, para aqueles que estavam próximos a residências que se realocassem e ajustassem o volume dos aparelhos de som.
Operação Festas Seguras 2021
Além das fiscalizações integradas, a Polícia Civil reforçou o efetivo nas Delegacias de Salinópolis, Marudá, Barcarena, Bragança, Mosqueiro e Outeiro visando agilizar o atendimento a população e atender as demandas apresentadas por agentes de órgãos como Departamento de Trânsito (Detran) e Polícia Militar (PM).
“Realizamos um trabalho integrado e por meio da união de todos os órgãos, estamos levando segurança a cada região do estado, como nas festas de final de ano, dando às famílias a oportunidade de se divertir com segurança. Todas as ações ocorreram dentro do que foi planejado e executado. Reforçamos que assim, o Governo do Estado está presente em todas as regiões. As operações das festas de fim de ano se encerram, mas nós da Segurança Pública vamos continuar atuando diariamente servindo a população paraense e garantindo a tranquilidade neste novo ano”, afirmou o delegado-geral Walter Resende.
Balanço
Do dia 24 de dezembro, início da Operação, até esta segunda-feira (03), foram contabilizados 591 boletins de ocorrência, 101 prisões efetuadas, 33 pelo crime de alcoolemia. Também foram cumpridos 12 mandados de prisões expedidos pela Justiça e 144 inquéritos instaurados. As ações de fiscalização encerraram nesta segunda-feira (03).
“Tivemos um crescente número de registros de ocorrência, contudo, poucos casos graves. Na Ilha de Mosqueiro, no geral foram cinco casos de roubo, alguns furtos e três ocorrências de acidente de trânsito sem vítima fatal, sendo uma pessoa autuada por alcoolemia. No geral foi tranquilo e sem muita intercorrência, acrescentando o trabalho que já estamos desenvolvendo aqui na Ilha.”, informou o titular da Seccional de Mosqueiro, delegado Heitor Magno.