Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ANO LETIVO 2022

Escolas de Ensino Técnico do Pará começam a pré-matrícula em 4 de janeiro de 2022

Serão ofertadas 12.185 vagas, para os formatos Integrados, Concomitante / Subsequente e Programa de Educação Profissional / Proeja

Por Fernanda Graim (SECTET)
30/12/2021 12h37

De 4 a 14 de janeiro, estudantes podem realizar as pré-matrículas para as Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepas) Os estudantes interessados em ingressar em uma das Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepas) devem ficar atentos, pois já no dia 4 até o dia 14 de janeiro de 2022, serão realizadas as pré-matrículas para o preenchimento das 12.185 vagas disponibilizadas nas formas Integrado (4.715 vagas), Concomitante/Subsequente (6.610), e Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja (860).

O ensino Médio Integrado – Itinerário profissional é voltado para os candidatos que concluíram o ensino fundamental ou o equivalente. O curso tem duração máxima de 3 anos e confere ao formado o certificado de conclusão do ensino médio e diploma de técnico de nível médio, conforme a legislação em vigor.

Já o Subsequente é para os estudantes que concluíram o ensino médio ou o equivalente e que tenham 18 ou mais anos de idade. O curso confere ao formado o diploma de técnico. O Concomitante é para candidatos que estejam cursando o 2º ano do Ensino Médio e tenham 17 ou mais anos de idade. O curso também confere ao formado o diploma de técnico.

Por fim, o Proeja é aberto a pessoas que tenham concluído o ensino fundamental ou equivalente e com idade igual ou superior a 18 anos. São conferidos ao formado o certificado de conclusão do ensino médio e diploma de técnico de nível médio.

Pré-matrículas

As pré-matrículas devem ser realizadas no site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). A efetivação da pré-matrícula obedecerá a ordem de preenchimento do sistema, na escolha por uma vaga na escola/curso/turno/turma. Os candidatos que excederem as vagas disponíveis por escola/curso/turma/turno na fase da pré-matrícula ficarão em lista de espera, classificados em ordem decrescente, e serão chamados para confirmação de matrícula, caso haja desistência dos candidatos pré-matriculados.

O resultado dos pré-matriculados será divulgado no dia 17 de fevereiro. A confirmação de matrículas ocorrerá do dia 31 de janeiro a 11 de fevereiro. Os candidatos pré-matriculados deverão comparecer à secretaria da escola para a qual concorreu à vaga. A definição dos horários das confirmações de matrículas será decidida pelas escolas, devendo abranger os três turnos, no caso das escolas que ofertam cursos e turmas no período noturno.

Confirmação de matrícula

No ato da confirmação de matrícula, o candidato deverá comparecer à escola munido de original e cópia dos seguintes documentos:  Requerimento de matrícula fornecido pela escola; Certidão de Nascimento ou Casamento; Carteira de Identidade (RG) ou similar; Cadastro de Pessoa Física (CPF); Certificado ou declaração de Conclusão do Ensino Fundamental (para curso da oferta Integrado); Histórico Escolar do Ensino Fundamental (para curso da oferta Integrado); Certificado de Conclusão e Histórico do Ensino Fundamental (para curso da oferta concomitante); Histórico do Ensino Médio cursando o 2º ano (para curso da oferta Concomitante); Certificado ou declaração e Histórico Escolar do Ensino Médio (para curso da oferta Subsequente); Comprovante de residência recente (água, luz, telefone fixo ou móvel);  e duas fotos 3x4 recentes. A previsão para início das aulas é 8 de março.

Serviço: As pré-matrículas podem ser realizadas no período de 4 a 14 de janeiro de 2022 no site da Sectet (www.sectet.pa.gov.br), onde também está disponível o edital completo do processo em que constam o número de vagas por cursos e escolas, assim como o cronograma.