Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BALANÇO

Hospital Público Geral de Castelo de Sonhos registra mais de 50 mil atendimentos à população

Distrito mais distante da sede de Altamira, Castelo dos Sonhos tem no Hospital da rede estadual de saúde a referência em várias especialidades

Por Governo do Pará (SECOM)
27/12/2021 19h12

O Hospital Público Geral de Castelo de Sonhos integra a rede de unidades de saúde do Governo do ParáO Hospital Público Geral de Castelo de Sonhos “João Trevian Sobrinho” concluiu mais um período de prestação de serviços de qualidade para os moradores da Região de Integração Xingu. De janeiro a dezembro deste ano, somando os atendimentos ambulatoriais, de urgência e emergência e as cirurgias, foram totalizados 50.044 procedimentos. No período também foram registradas 693 altas médicas e 803 atendimentos no Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT).

A unidade, entregue pelo Governo do Pará em 17 de julho de 2020, agilizou o acesso aos serviços de saúde para moradores de Castelo dos Sonhos, distrito de Altamira, município da região Oeste, assim como para moradores dos distritos de Cachoeira da Serra e Vila Isol, que antes precisavam se deslocar por cerca de 1.000 quilômetros para chegar à sede de Altamira em busca de atendimento.Entre os procedimentos realizados pela unidade estão atendimentos ambulatoriais, de urgência e emergência e cirurgias

Com mais de 159 mil km² de área, Altamira é o maior município do Brasil em extensão territorial, e Castelo dos Sonhos é o distrito mais distante da sede municipal.

Vinícius da Silva Gregório, 21 anos, foi um dos pacientes internados no Hospital, após sofrer acidente de motocicleta. Ele passou por cirurgia e recebeu alta cinco dias depois. “Ao chegar na unidade, eu já fui acolhido pela equipe. Devido à gravidade, eu fui encaminhado para o centro cirúrgico. Agradeço a todos pelo atendimento prestado”, disse Vinícius.

O médico ortopedista Willian Cardoso, com o apoio da equipe multiprofissional, foi quem operou Vinícius Gregório. “O paciente deu entrada com uma lesão óssea exposta, e prontamente foi solicitada a cirurgia. Havia certo cuidado devido ao grande risco de contaminação, pois a área fraturada estava suja de areia, em decorrência do acidente, que envolveu uma moto e um carro. Apesar disso, houve êxito no processo e o paciente se recuperou bem, e agora vai continuar o tratamento em casa, com acompanhamento da própria unidade”, informou o especialista.Profissionais do Hospital atendem moradores de Castelo dos Sonhos e de outros distritos de Altamira

Estrutura disponível - O Hospital de Castelo dos Sonhos, que pertence ao governo do Estado, é administrado pelo Instituto Mais Saúde. A unidade dispõe de 21 leitos clínicos para internação em pediatria, ortopedia, obstetrícia, clínica cirúrgica e clínica médica, e outros quatro leitos em sala de estabilização. São atendidos por mês, em média, 4,5 mil habitantes, incluindo moradores do distrito de Cachoeira da Serra e das aldeias indígenas do entorno.

“Estamos muito felizes com a conclusão de mais um ano. Em 2021, nossa equipe se dedicou intensamente para atender a população paraense de forma humanizada e com toda qualidade, que são marcas do modelo de cuidado do ISMS. Buscamos inovar no acolhimento, no gerenciamento de nossos processos e no cuidado de nossas equipes. Esperamos que em 2022 um novo ciclo se inicie, trazendo oportunidades de superarmos ainda mais nossa maneira de cuidar”, ressaltou a diretora-geral do Hospital de Castelo dos Sonhos, Louhanna Silva.

O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, aprovou os resultados alcançados. “Esses números de atendimentos do HRPGCS demonstram que o governo do Estado do Pará segue no caminho certo ao investir em Hospitais Regionais em todas as regiões do Estado, levando serviço de média e alta complexidade cada vez mais perto das populações que vivem distante da capital paraense”, destacou o secretário.

Texto: Moisés Sodré - Ascom/HRPGCS