Polícia Civil cumpre 16 mandados de prisão nos estados do Pará e Rio Grande do Norte
Ação integrada visa desarticular uma associação criminosa que atua no tráfico de drogas em Tucuruí e municípios da região
Dezesseis pessoas foram presas e nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Civil do Pará, em municípios do interior, e ainda no estado do Rio Grande do Norte, durante a “Operação Remora”, deflagrada na manhã desta quarta-feira (22). A ação tem objetivo de desarticular uma associação criminosa que atua no tráfico de drogas em Tucuruí e municípios da região.
"O resultado da Operação Remora é fruto do trabalho intenso e contínuo realizado pela Polícia Civil do Pará. Esta é mais uma atuação no enfrentamento ao tráfico de drogas e consequentemente a outros crimes oriundos deste crime. Certamente com essas prisões, associações criminosas são desarticuladas e há uma redução na prática destes crimes", afirmou o delegado-geral de Polícia Civil, Walter Resende.
Prisões
Ao todo, 16 mandados de prisão preventiva e 9 de busca e apreensões foram cumpridos, sendo 11 homens e cinco mulheres. Em Tucuruí, foram cumpridos 10 mandados de prisão preventiva, além de nove mandados de busca e apreensão em residências. Outros seis mandados foram cumpridos contra seis pessoas que já estavam à disposição da Justiça no Sistema Penitenciário, sendo um em Belém, dois na cidade de Natal (RN), um no presídio de Marabá, um em Itaituba e um no presídio de Tucuruí.
Segundo o delegado Thiago Mendes, superintendente Regional do Lago de Tucuruí, o êxito na operação é resultado do apoio fornecido à equipe, além do empenho, integração e trabalho de Inteligência policial. “Após a Operação 'Perfidia III', ocorrida em outubro deste ano, continuamos monitorando esses alvos e constatamos que eles estavam atuando mesmo após a prisão de líderes faccionados. Diante dos fatos, diligenciamos para dar cumprimento às prisões. Agora, somando à operação anterior, já são 33 presos em dois meses. Ressaltamos que o trabalho continua para identificar outras lideranças e qualificar todos pelos crimes cometidos”, informou o superintendente.
Desdobramento
As investigações iniciaram há oito meses, após a terceira e última fase da “Operação Perfidia III”, ocorrida no dia 27 de outubro deste ano, dando cumprimento a 17 mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão nos municípios de Tucuruí e Santa Isabel, no Pará; e nas cidades de Natal (RN) e Apuí (AM), durante a terceira e última fase da operação "Perfídia III". Na ação, líderes do tráfico foram presos e ainda assim continuavam coordenando os que aqui fora permaneciam na prática dos atos ilícitos.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram encontrados e apreendidas três barras de substância de cocaína, uma barra de óxi, uma porção de maconha, uma balança de precisão, 13 aparelhos celulares e dois tablets, além do valor de R$ 1.714,00 em espécie.
A Operação contou com apoio operacional de 33 policiais civis de oito equipes da 9ª Regional do Lago de Tucuruí, e policiais civis de Natal (PC-RN)
Os presos estão sendo ouvidos, e após todos os procedimentos cabíveis, serão encaminhados ao Sistema Penitenciário, onde ficam à disposição da Justiça.