Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran leva ação educativa para cidades do eixo Belém-Brasília

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/11/2018 00h00

São Miguel do Guamá e Irituia foram os primeiros municípios a serem atendidos pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), dentro de uma programação educativa que atende os municípios localizados no eixo Belém-Brasília (BR-010). As próximas cidades que estão na rota são Mãe do Rio, Aurora do Pará e Ipixuna do Pará.

A equipe de servidores da Educação de Trânsito do Detran desenvolve uma série de atividades com as comunidades locais, tudo voltado para a redução de acidentes de trânsito e estímulo para que os próprios moradores também participem das ações que visam salvar vidas.

Em Irituia, as ações ocorreram no auditório da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Nunes. A programação contou com a participação do Ministério Público através da promotora de Justiça, Darlene Moreira.

“Estamos mostrando que é possível você ter um trânsito com segurança. Se todos seguirem as regras conseguiremos reduzir o número de acidentes”, avalia a coordenadora da equipe do Detran, Francisca Alencar.

A ação contou com a participação de 60 alunos. No turno da tarde, o trabalho foi voltado para 38 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que receberam material educativo.

Ainda em Irituia, a equipe visitou a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Estrelinha do Saber. Alunos, professores e direção da instituição participaram das atividades. Foi feita uma palestra educativa com a exibição de vídeo. De acordo com a coordenadora, 120 alunos foram atendidos com a ação.

No município de São Miguel do Guamá a equipe do Detran visitou o órgão local de trânsito (Demutran) e a Prefeitura Municipal, com a finalidade de estreitar a parceria entre a autarquia estadual e os órgãos municipais.

A equipe realizou atividades na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Raimunda Miranda dos Santos, com ações voltadas para 140 alunos. “Esse trabalho nos municípios aqui da Belém-Brasília está sendo bastante produtivo. Estamos conseguindo trabalhar com diversos segmentos da sociedade e assim deixar nosso recado de que é possível um trânsito seguro”, ressaltou Francisca Alencar.