Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MÚSICA E SAÚDE

'Sons de Acolhimento' envolvem pacientes do Hospital Ophir Loyola no clima de Natal

A parceria do HOL com a Secult promoveu a apresentação da Amazônia Jazz Band para pacientes, acompanhantes e funcionários

Por Governo do Pará (SECOM)
21/12/2021 18h14

No período das festas de Natal e Ano Novo, pessoas hospitalizadas ficam ainda mais fragilizadas por não estarem em casa, em meio aos familiares confraternizando, como faz a maioria da população. Para amenizar esse quadro de vulnerabilidade, o Hospital Ophir Loyola, nesta terça-feira (21), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), trouxe à unidade, por meio do Projeto “Sons de Acolhimento”, os integrantes da Amazônia Jazz Band. Os músicos tocaram canções populares natalinas, com a presença do Papai Noel. Foi um momento de celebração para pacientes, acompanhantes e profissionais que acompanham a rotina do Hospital.

Músicos da AJB e o Papai Noel na programação do HOLAo longo de dezembro, profissionais e voluntários do HOL se juntaram para proporcionar momentos de alegria e conforto aos pacientes internados, promovendo atividades temáticas. No evento de hoje, Papai Noel distribuiu bombons, alegria e muito acolhimento aos pacientes, que aproveitaram para fazer muitas fotos ao lado dele e dos integrantes da AJB.

Para Daniel Araújo, diretor do Theatro da Paz, o Projeto “Sons de Acolhimento” traz mais leveza e esperança aos pacientes. “A ideia é trazer sentimentos positivos através dessa linguagem universal que é a música. Sempre que iniciamos o trabalho musical aqui, já sabemos que teremos muitas pessoas emocionadas. Todos abraçaram o ‘Sons de Acolhimento’ com muito carinho”, contou Daniel Araújo.

Matheus Lima, 20 anos, passou por cirurgia para retirar um tumor de um dos joelhos, e está internado desde a semana passada. Para ele, a passagem da banda e do Papai Noel pelo Hospital foi muito importante para alegrar todos que estão internados. “Quem está aqui dentro gostaria de estar lá fora, com suas famílias para festejar. Mas como estamos em tratamento, não podemos. Então, esses momentos vêm para transformar o ambiente”, afirmou.

O poder da música -Segundo a diretora-geral do Hospital Ophir Loyola, Ivete Vaz, as programações são de extrema importância para que os pacientes se sintam acolhidos por todos do HOL. “Ver os pacientes e seus familiares felizes com a vinda do Papai Noel e dos músicos é muito gratificante para nós. Esperamos que essa parceria continue, pois a música, como já foi comprovada na ciência, é um dos fatores que mais acalentam uma pessoa doente. É com satisfação e alegria que nós recebemos esse projeto”, ressaltou Ivete Vaz.

Durante a programação, as badaladas do Sino da Vitória se misturaram ao som de instrumentos musicais e emocionaram os presentes. Mais um ciclo foi encerrado para Madalena Soares, 48 anos, que durante seis anos fez tratamento contra câncer de mama.

Hoje, foi um dia especial e inesquecível para ela. Madalena recebeu o maior dos presentes: a notícia de que está curada, depois de um longo período de tratamento. “A minha cura é o melhor presente de Natal que eu poderia receber. Só tenho agradecer aos médicos e a Deus. Desejo a todos que estão lutando contra o câncer sejam curados, como eu fui”, declarou.

Texto: Viviane Nogueira – Ascom/Ophir Loyola