Pará conquista 10 Medalhas de Ouro em luta olímpica infantil, em Natal, no Rio Grande Norte
Com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), seis atletas paraenses conquistaram pódios no Campeonato Brasileiro Infantil de Wrestling
Atletas paraenses conquistaram 10 medalhas de ouro, na categoria de 9 a 16 anos de idade, em campeonato brasileiro de luta olímpicaCom 10 medalhas de ouro, foi assim que a equipe paraense de Wrestling (luta olímpica) terminou sua participação, neste domingo (19), no Campeonato Brasileiro Infantil de Wrestling, realizado em Natal, no Rio Grande do Norte. Os seis atletas contaram com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
A equipe foi formada pelos atletas na categoria de 9 a 16 anos, por Arthur Estevão (até 60kg), David Estevão (até 40kg), Edgar Santos (até 30kg) e Jhenifer Soares (até 50kg). Já representando a categoria de 7 a 8 anos, estão Davi Sena (até 32kg) e Emanuella dos Santos (até 32kg). Todos conquistaram medalhas, sendo que no masculino, eles competiram em dois estilos: a luta livre e a greco romana.
Para o campeonato brasileiro, os atletas treinaram de segunda a sábado, e esses treinos foram intensificados no período das férias escolares e, para competição, foram realizados duas vezes ao dia. Pela manhã, treino físico; à tarde, treinavam no tatame, tendo como treinador o técnico, Marcelo Silva.
“Treinamos forte, e temos a expectativa de conquistar o ouro para nosso Estado, não só eu, mais meu colegas que vão lutar, temos títulos em nossas categorias” disse Edgar dos Santos, atleta.
Além das medalhas em suas categorias, os paraenses conquistaram também a terceira colocação por equipe. “A Seel incentiva o esporte, por meio da luta olímpica e temos excelentes resultados com esses atletas infantis. Com o resultado, o Pará fica em terceiro no ranking e esperamos com esse apoio mais resultados e representantes pro nosso estado”, ressalta Vitor Borges, secretário-adjunto da Seel.
O campeonato contou pontos para o ranking nacional e com isso motiva os atletas a buscarem vagas na equipe da seleção olímpica.
*Texto de Bianca Rodrigues (Ascom Seel)