Usina da Paz realiza ação ambiental para alunos da Escola Maria de Nazaré no Parque do Utinga
A iniciativa faz parte da programação do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), no âmbito do Programa Territórios pela Paz
Estudantes da Escola Estadual Maria de Nazaré Marques Rios, em Ananindeua, participam de programação no Parque do Utinga Foto: Kleber José Jr / IDEFLOR-BioUm total de 27 alunos do 6º ano, da Escola Estadual Maria de Nazaré Marques Rios, no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua, participaram de ações de educação ambiental e cultural, respectivamente, no último dia 15, no Parque Estadual Utinga (Peut) "Camillo Vianna", na Área de Proteção Ambiental da Região Metropolitana de Belém (RMB), e no dia 16, no teatro da Usina da Paz no Icuí -Guajára.
A ação faz parte da programação do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), no âmbito do Projeto Usina da Paz (UsiPaz), integrado ao Programa Territórios pela Paz (TerPaz), executado pelo Governo do Pará, com a coordenação da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).
O Instituto participa 'UsiPaz' com ações de educação ambiental, por meio do Projeto Conecta Parque, que visa conscientizar para a importância da preservação e conservação da biodiversidade para um futuro sustentável. A programação foi dividida em dois momentos, na primeira os estudantes foram transportados de ônibus até o Parque Utinga, onde embarcaram numa aventura de diversão e conhecimento sobre a biodiversidade.
A aluna Roberta da Silva Nascimento, de 12 anos, gostou da iniciativa da UsiPaz: "aprendi coisas novas sobre o meio ambiente".Foto: Kleber José Jr / IDEFLOR-BioNo Peut, os estudantes participaram de passeio de bicicleta, rapel, além de caminhada na trilha ecológica do Patauá com extensão de 765 metros e tempo estimado de 40 minutos de aventura em meio a floresta.
O passeio foi monitorado pelo condutor ambiental, Ronaldo Farias, que durante o trajeto apresentou aos estudantes, diversos tipos de plantas, cipós, palmeiras, e árvores centenárias, algumas com mais de 25 metros de altura, o guia falou também, sobre as várias espécies de animais que vivem nas matas do utinga, répteis, anfíbios, entre outros. durante a atividade o condutor ambiental alertou os estudantes quanto a importância da preservação do meio ambiente para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele.
A estudante Roberta da Silva Nascimento, de 12 anos, ficou entusiasmada com o passeio ecológico que fez na trilha Patuá. "Estou gostando muito da visitação, aprendi coisas novas sobre os cuidados com as plantas, animais, e a importância da preservação do meio ambiente para o nosso bem-estar".
A presidente do Ideflor-Bio destacou que o Parque Estadual do Utinga (Peut) é uma opção de lazer,além de oferecer o turismo ecológico de aventura, tem como principal objetivo promover a educação ambiental . O local, criado em 1993, tem uma área equivalente a 1.400 campos de futebol e está localizado na área urbana da capital. "O Projeto Conecta Parque proporciona aos estudantes observar a grandeza da biodiversidade do Parque Utinga , e fortalece a conscientização quanto a responsabilidade de cada um na preservação e conservação do ecossistema. "O contato direto com a natureza faz os estudantes entenderem como a conservação do meio ambiente tem impacto direto no seu cotidiano", frisou a presidente, Karla Bengtson.
Os alunos conheceram trilhas do Parque do Utinga criado dentro da Área de Proteção Ambiental da Região Metropolitana de BelémFoto: Kleber José Jr / IDEFLOR-BioO segundo momento da programação ocorreu no Teatro da Usina da Paz, com realização de dinâmica de grupo intitulada 'Teia da Vida' , ministrada pela técnica do IDEFLOR-Bio, Sineide Wu. Os estudantes se posicionaram em círculo e segurando a ponta do fio de um rolo de barbante, se falavam o nome e idade e sobre o que mais gostou na visita ao Parque Utinga, em seguida repassava o rolo para outro colega, até todos se apresentarem.
Os estudantes assistiram vídeo com apresentação do Parque Estadual Utinga e do Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Foto: Kleber José Jr / IDEFLOR-BioNo final da dinâmica foi formado um grande entrelaçado de barbante, fazendo alusão à teia da aranha. A atividade consiste em envolver os alunos com o ambiente e demais participantes da ação. Em seguida, os estudantes assistiram vídeo com apresentação do Parque Estadual Utinga e do Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Metrópole da Amazônia, localizado em Marituba. Durante a exibição, a coordenadora do Projeto Conecta Parque, Wanessa Granjeiro, ressaltou sobre a importância das Unidades de Conservação para a preservação da biodiversidade e destacou a exuberância do Parque Utinga.
A ação foi finalizada com a palestra da engenheira agrônoma do Instituto, Tatiana Assis, que acompanhou os estudantes na visita ao canteiro de mudas frutíferas e florestais instalado na área externa da usina, pela Diretoria de Desenvolvimento Florestal DDF/ Ideflor-Bio. Na ocasião a engenheira,falou sobre o material utilizado para a instalação do viveiro, plantio, tempo para o cultivo, função do sombrite para equilibrar a incidência de raios solares sobre as mudas, e explicou também sobre a importância dos rios e das árvores para o equilíbrio dos ecossistemas.
A diretora da escola, Rosa Teixeira, que acompanhou os estudantes na visitação ao Peut, destacou que trabalhar a educação ambiental e seus eixos temáticos é uma obrigação, e está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
A educadora destacou que falar de educação ambiental é falar de qualidade de vida, bem estar, preservação, conservação , entre outros." Nossos alunos têm a clareza da importância da temática, não só na questão de estudo, mas sim, para a melhoria de qualidade de vida de cada um. "Hoje é um dia muito especial para esses estudantes, que chegaram na escola,muito antes do horário marcado. Chegou o momento de vivenciar na prática o conteúdo ministrado em sala de aula, na disciplina de ciências. A felicidade em estar no Parque do Utinga está estampada no sorriso de cada estudante, essa experiência vai fortalecer o entendimento dos nossos alunos sobre a conservação do meio ambiente", disse a diretora.
Os estudantes também foram acompanhados pelos professores Alessandra Nunes,Carlos Paiva, João Paulo e Marley Nogueira, além de técnicos do IDEFLOR-Bio e do próprio Parque. A ação contou com a parceria da Amazônia Aventura e Ecobike.
O Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna funciona das 06 às 17h, de segunda-feira a domingo, com exceção de terça-feira, quando é fechado para manutenção.