Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Adepará e Sindicato de Produtores Rurais de Altamira assinam Termo de Cooperação Técnica

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
15/12/2021 18h09

Um Termo de Cooperação Técnica foi assinado entre a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará do Estado do Pará (Adepará) e do Sindicato dos Produtores Rurais de Altamira (Siralta), na tarde desta quarta-feira (14), no oeste paraense, na nova sede da Regional de Altamira.

A parceria firmada permite que um profissional, médico veterinário preste serviços técnicos para a Agência. O novo profissional, que passará a integrar a equipe da Agência de Defesa, será lotado em um frigorífico do município e contribuirá para o serviço de inspeção, atendendo à Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), sujeita à inspeção dos animais de açougue, a caça, o pescado, o leite, o ovo, o mel e a cera de abelhas e seus produtos e subprodutos derivados. 

Para este serviço, nos estabelecimentos de abate e frigorificação de carne do estado a Agência de Defesa disponibiliza um servidor exclusivo para esse trabalho, que é realizado diariamente, já que os fiscais estaduais agropecuários são os responsáveis pela fiscalização e inspeção de Produtos de Origem Animal quanto ao cumprimento das normas sanitárias para produção e comercialização de alimentos.

A legislação relativa à inspeção de produtos de origem animal (POA) está descrita no  RIISPOA, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e em demais legislações estaduais e federais. As legislações contemplam normas de inspeção industrial e sanitária de recebimento, manipulação, transformação, elaboração e preparo de POA.

Para o senhor, João Ferreira Mendes, proprietário do frigorífico Altamira, a Adepará se faz presente sempre que é solicitada para atendimento no estabelecimento e essa nova aquisição técnica é mais um reflexo dessa parceria. "Há dois meses conseguimos o pleito do Selo SISB POA, que nos permite exportar nosso produto para outros estados. Assim, nossa demanda já cresceu, passamos de um abate de 40 para 140 cabeças/dia. Diante desse novo cenário, já contratamos 40 novos funcionários diretos e, por conseguinte, também houve a necessidade de um novo aporte técnico da Agência de Defesa, que também passa a nos atender por meio dessa parceria firmada hoje. Estamos muito felizes porque nosso produto é de qualidade e temos total condições de comercializar com outras cidades", informou o senhor João Ferreira.

Parceria - Ainda na pauta do encontro também estiveram temas como o atendimento aos produtores,  o novo prédio da Agência e o estreitamento entre as entidades, que contribui para tornar eficientes os procedimentos para os produtores.

"Já temos várias parcerias com a Adepará, de serviços, e nessa firmada hoje disponibilizaremos um profissional para atuar dentro do frigorífico, pois entendemos que quem ganha é o produtor rural, já que contará com o suporte técnico de mais um profissional, que fará a inspeção do estabelecimento e também nos ajuda a preparar o produtor para fornecer um produto adequado para o frigorífico. Portanto, entendemos que essas nossas parcerias trazem benefícios para nossos produtores e, assim, ficamos muito felizes em forma mais esta com a Agência, explicou a presidente do Siralta, Maria Augusta da Silva.

Criado em 1996 e reformulado pela Adepará através da Lei Estadual Nº 6.679 de 10 de Agosto de 2004, o SIE desenvolve atividades no Estado em parceria com os órgãos de proteção e defesa do consumidor e outras instituições afins, no sentido de buscar a formalização dos estabelecimentos industriais de produtos de origem animal, proporcionando desta forma, não só uma adequação às condições higiênicas sanitárias dos estabelecimentos, como também o aumento de arrecadação do Estado e geração de emprego formal.

"A certificação dos nossos produtos permite a comercialização de forma legal e dentro dos padrões necessários para a saúde alimentar, e nós do Pará temos uma produção segura, livre de pragas e que pode e deve ser exportada para outros estados. Todos ganham com o fortalecimento da cadeia produtiva, o estado, os produtores, os empresários e a população que passa a contar com novas oportunidades de emprego e renda. Estamos muito satisfeitos com mais esta parceria firmada hoje", avaliou o diretor geral da Adepará, Dr. Jamir Macedo.

Estiveram presentes no encontro representantes da Adepará Jamir Macedo, diretor geral; Jefferson Oliveira, diretor de Defesa e Inspeção Animal, o gerente regional de Altamira, Ary Cavalcante, o novo servidor cedido, Anderson Carvalho Farias - Médico Veterinário, e o proprietário do frigorífico, senhor João Ferreira Mendes - Proprietário e a presidente do Siralta, Maria Augusta da Silva.