Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA
English Version

No Hospital Abelardo Santos, Sespa debate diretrizes para aprimorar rede pública de saúde,

O objetivo do encontro é a implantação da Política Nacional de Organização nos Hospitais, a fim de aprimorar o atendimento oferecido pela rede estadual de saúde à população

Por Ascom (Governo do Pará)
14/07/2025 14h38

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no Distrito de Icoaraci, em Belém, sediou nesta segunda-feira (14), na sala 1 do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), a “Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Humanização Hospitalar (CTH-H)”, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com o objetivo de dialogar com as instituições de saúde do Governo do Pará sobre o processo de humanização, o plano de ação e diretrizes que possam aprimorar os atendimentos, fluxos e processos de trabalho.

Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Humanização Hospitalar, no HRAS

“A proposta da reunião do comitê é justamente implantar 'A Política Nacional de Organização nos Hospitais', sendo uma oportunidade de compartilhar experiências nos núcleos. Antes, cada comitê de seus respectivos hospitais realiza um encontro para expor suas experiências. A partir disto, cada hospital traz as experiências para esse grupo maior, que é o comitê realizado hoje. Então, se discute como estão sendo desenvolvidos os processos nos locais, e compartilhamos essas experiências”, explicou Aline Pinto, representante da Coordenação Estadual de Humanização da Sespa.

Mensalmente, a Sespa viabiliza o encontro, com a participação de representantes de todas as unidades que possuem a Câmara Técnica Hospitalar. Na reunião realizada no "Abelardo Santos" estiveram os representantes da “Metropolitana 1”, composta por hospitais estaduais da Região Metropolitana de Belém (RBM).

Intercâmbio - Watuzi Rebelo, analista de Humanização do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém, destacou que a Reunião da Câmara Técnica é um importante intercâmbio entre os hospitais. Cada hospital tem seu perfil, mas sabemos que sempre existe algo a mais, trazendo uma nova experiência. Por exemplo, aqui no 'Abelardo Santos' conhecemos o ‘QR Code para os aniversariantes’, que é uma ideia ótima. Inclusive, pretendo adaptar para o PSRM. Essa troca de experiência é preconizada pela Política Nacional de Humanização (PNH). Essa transversalidade de conhecimentos e de saberes, implantadas na saúde pública no Pará, aprimora o atendimento”, afirmou.

Compartilhando da mesma iniciativa, a vice-presidente do Comitê de Humanização do HRAS, Radharani Andrade, disse que a Reunião Ordinária proporciona a união de projetos do Governo. “Para o atendimento em toda rede ser de excelência, precisamos conhecer cada um, e todos têm o próprio perfil e as ações diferentes. Quando o 'Abelardo Santos' sedia a reunião, e os representantes dos hospitais conhecem as nossas ações e estrutura, é uma forma de compartilhar os projetos e, se possível, serem adaptados em um outro local, sendo um modelo diferente e melhorar ainda mais. É um leque de ideias aberto, enquanto comitê”, acrescentou.
 
Estrutura – O HRAS mantém uma infraestrutura de 28 mil metros quadrados de área construída, e oferece 11 especialidades: vascular, urologia, cirurgias torácica e ginecológica e pediátrica, mastologia, endoscopia, neurocirurgia geral e de coluna, clínica geral e obstetrícia. Possui 360 leitos, incluindo Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para adultos e crianças, com atendimento 24 horas.

Texto: Pallmer Barros - Ascom/HRAS