Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Emater e Barcarena firmam Cooperação Técnica para atender 600 famílias agricultoras 

Do total de 600 famílias da agricultura familiar, cerca de 200 trabalham com a lavoura cacaueira e as demais com a cadeia produtiva do açaí

Por Governo do Pará (SECOM)
15/12/2021 15h08

Dentro da programação do lançamento da Rota do Cacau de Barcarena, na região tocantina, nesta quarta-feira (15), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e a Prefeitura de Barcarena celebraram o Termo de Cooperação Técnica visando ao trabalho conjunto entre Estado e Município para o fortalecimento de ações estratégicas de Assitência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública em benefício de 600 famílias agricultoras e, ainda, para o fomento da produção rural sustentável.    

O Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo presidente da Emater, Rosival Possidônio, e pelo prefeito Renato Ogawa, em cerimônia realizada na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, com a participação de representantes da Cooperativa de Extração e Desenvolvimento Agrícola de Barcarena, vereadores e de autoridades ligadas ao setor rural, no município.  

“Nesta ocasião, além da assinatura deste documento, tratei de vários assuntos com o gestor municipal para que possamos unir nossos esforços para cada vez mais trabalhar em prol das famílias que se dedicam à agricultura familiar em Barcarena”, destacou o titular do órgão oficial de Ater do Governo do Pará.  

A Rota do Cacau faz parte do Plano Municipal da Cultura do Cacau como forma de incentivo à atividade econômica. Como parte da programação do evento, foram distribuídas 80 mil mudas do fruto. 

De acordo com a técnica em pesca da Emater, Cristiane Costa Brito, e que chefia o escritório local, das 600 famílias atendidas, 200 trabalham com a lavoura cacaueira, sendo que o carro-chefe da produção da agricultura familiar é a cadeia produtiva do açaí. “Este Termo de Cooperação Técnica entre Emater e Município celebrando ações conjuntas para o fortalecimento das atividades de extensão técnica e extensão rural ocorre após um período  de 11 anos. É um avanço”, ressalta a chefe do escritório local de Barcarena.  

Ater pública em Barcarena 

No último sábado (11), o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de Barcarena, em que a Emater tem assento, realizou a Sexta Conferência Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Solidário, na sede da Cooperativa de Extração e Desenvolvimento Agrícola, com a participação do supervisor-adjunto do Escritório Regional do Tocantins, Raimundo Maciel.

Raimundo Maciel destacou o trabalho dos técnicos da assistência técnica e extensão rural junto às famílias agricultoras de Barcarena, para a emissão da Declaração de Aptidão (Dap) ao Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar (Pronaf), e a elaboração do Cadastro Ambiental Rural, entre outros serviços.

“No município, o programa nacional de habitação contemplou mais de mil famílias, identificadas e cadastradas pelos técnicos da Emater, além do trabalho com o programa Fomento, com recursos não-reembolsáveis, que beneficia 400 famílias”, destacou Maciel. 

*Texto de Paula Portilho (Ascom / Emater)