Polícia Civil participa de ação social em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
A ação ocorreu durante toda a manhã no Distrito de Outeiro, em Belém, e mais de 2 mil pessoas foram beneficiadas
Neste sábado, 18, a Polícia Civil do Pará integrou uma ação social em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento, que foi organizado pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, ocorreu durante toda a manhã no Distrito de Outeiro, em Belém, na Escola Municipal Pedro Demo e Praia do Amor. Mais de 2 mil pessoas foram beneficiadas.
Além de atividades lúdicas voltadas para crianças e adolescentes, diversos outros serviços também foram oferecidos gratuitamente à comunidade, como emissão de RG, registro de ocorrências policiais, apuração de possíveis denúncias de violência infantojuvenil, trabalho de conscientização nas barracas da praia sobre o assunto, atendimento psicossocial, consultas médicas, assistência jurídica, entre outros.
“O povo de Outeiro é muito carente desse tipo de iniciativa, então, toda vez que tem ação como essa, a gente tem que aproveitar. E aqui na escola é bom que a gente já conhece o local e isso facilita muito o acesso pra gente. Hoje aproveitei pra tirar uma nova identidade, já trouxe a família também. Com esse novo RG vou poder andar com menos documentos na bolsa, pq nele já vem tudo”, disse a servidora pública e moradora de outeiro, Silvia Adelaide.
O objetivo da iniciativa é conscientizar a população sobre a importância de combater o abuso e a exploração sexual e também oferecer apoio e serviços às famílias do Distrito de Outeiro. “Nesse contexto, a presença da Polícia Civil vai além do aspecto investigativo e repressivo, mas também preventivo e orientador, demonstrando o compromisso da instituição com a promoção do bem-estar e segurança da sociedade, especialmente das camadas mais vulneráveis, como são as crianças e os adolescentes”, explicou a delegada Ariane Melo titular da Diretoria de Atendimento à Grupos Vulneráveis (DAV) da PCPA.
De acordo com o titular Diretoria de Política de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS) da Segup, Coronel Castro Alves, a ideia dessa ação é chamar a atenção pra um assunto tão importante como é o enfrentamento à violência sexual contra criança adolescente, nessa que é uma data simbólica pra essa causa. “Então buscamos reunir o máximo de órgãos e instituições pra que a gente fizesse uma grande ação de cidadania de maneira a atrair a população para poder enfatizar o assunto”, afirmou.
Além da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Segurança Publica (Segup), que são os órgãos de segurança pública envolvidos, a ação conta também com o apoio da Universidade da Amazônia, que oferece assessoria jurídica, fisioterapia, farmácia, enfermagem. Conta, ainda, com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) com consultas médicas, vacinação, uma variedade de serviços de saúde. A participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Tribunal de Justiça, Ministério Público do Estado e instituições da Sociedade Civil.