Fapespa lança, nesta sexta-feira (17), projetos para auxílio das políticas públicas estaduais
O Pará no Contexto Nacional, Pará em Números e o Barômetro da Sustentabilidade serão apresentados na Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas
A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) lança, nesta sexta-feira (17), os projetos Pará no Contexto Nacional, Pará em Números, Barômetro da Sustentabilidade e PIB Municipal, que visam, principalmente, ajudar na avaliação e elaboração de políticas públicas no Estado do Pará.
O projeto Pará no Contexto Nacional traz uma síntese de indicadores sociais e econômicos, mostrando a informação em nível de Brasil, regiões e estados. Juntamente com esses indicadores, é apresentado o ranking da posição do Pará em relação às demais unidades da federação para o último ano observado. A disponibilização dessas informações permite o acompanhamento da evolução de diversos indicadores estaduais, possibilitando a decisão e avaliação das políticas públicas.
Os indicadores são subdivididos em seções referentes a características de: território, meio ambiente, demografia, desigualdade e renda, educação, saúde, saneamento, habitação, segurança, desenvolvimento humano, infraestrutura, PIB, comércio exterior e finanças públicas.
O Pará em Números apresenta dados e informações sobre o estado do Pará, com uma série dos últimos dez anos, capaz de configurar um perfil sobre os aspectos históricos, físicos, culturais, econômicos e sociais do estado. Esse produto é um instrumento da população paraense, pois através do mesmo é possível caracterizar vários aspectos da população com informações diversas. A disponibilização dessas informações permite ao governo e a sociedade o acompanhamento da evolução de diversos indicadores, possibilitando a decisão e a avaliação das políticas públicas.
Para o planejamento das ações, bem como fomentar estudos e pesquisas para fortalecer a cultura do acompanhamento de metas e indicadores locais, foi criado o Barômetro da Sustentabilidade, que se configura como um instrumento que fornece subsídios para o Governo do estado do Pará na elaboração de políticas públicas condizentes com as realidades específicas de cada município, rumo à sustentabilidade. Além de subsidiar também eventuais pesquisas a ser desenvolvidas na academia, podendo também ser utilizado pela sociedade civil e pelos governos locais.
O Barômetro da Sustentabilidade é uma ferramenta estatística desenvolvida pela World Conservation Union (IUCN) e pelo International Development Research Centre (IDRC) para monitorar o progresso do território no desenvolvimento sustentável (PRESCOTT-ALLEN, 2001). O Barômetro pode ser construído para diferentes unidades territoriais, como comunidades, biomas ou continentes, de forma que possa ser comparada entre diferentes locais dentro da mesma área geográfica e em um horizonte temporal determinado (VAN-BELLEN, 2004).
Desde 2015, a Fapespa utiliza essa ferramenta para avaliar o nível de sustentabilidade de 144 municípios paraenses, e sendo uma pesquisa incorporada às ações ordinárias da Fundação.
Em relação ao projeto PIB Municipal 2019, ele constitui-se em uma síntese do desempenho da economia dos municípios paraenses no ano de 2019, sob a perspectiva dos resultados do Sistema de Contas Regionais do Brasil. Nesse relatório são disponibilizadas informações dos resultados do PIB 2019 dos 144 municípios paraenses, que apresentam a distribuição, de forma descendente dos seguintes indicadores: PIB; PIB per capita; Valor Adicionado Bruto dos Setores Agropecuário, Industrial e dos Serviços e da atividade da Administração Pública, expressos a preços correntes de mercado; além do Índice de Gini do PIB e dos Setores Econômicos, com o objetivo de acompanhar o nível de concentração das atividades econômicas. Esse projeto é em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dando continuidade ao projeto de cálculo da estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios Paraenses.
O PIB é o indicador de desempenho econômico mais usado, compõe inúmeros indicadores de desenvolvimento e possui perfeita comparabilidade com as demais Unidades da Federação e Municípios. Esse estudo fornece informações sobre os diversos agentes da sociedade, como o peso da administração pública na economia, o nível de consumo de insumos das principais atividades econômicas e o peso dos impostos no PIB, entre outras, dados estes fundamentais à tomada de decisão.
Ressalta-se que os resultados a serem divulgados do PIB municipal são referentes ao ano de 2019. Essa defasagem de dois anos justifica-se devido ao tempo de espera das divulgações das pesquisas econômicas, balanços de empresa e dados de governos.
SERVIÇO
Lançamento dos projetos Pará no Contexto Nacional, Pará em Números, Barômetro da Sustentabilidade.
Hora: 9h
Local: Auditório da Fapespa
Endereço: Avenida Gentil Bitencourt, nº 1868, no bairro São Brás, Belém.
Projeto PIB Municipal
Hora: 10h
Local: Auditório da FAPESPA
Endereço: Av. Gentil Bitencourt, nº 1868, bairro São Brás, Belém.