Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Universidade do Estado do Pará retoma postos de vacinação contra covid-19, em Belém

A iniciativa faz parte da campanha de imunização da população da capital paraense, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma)

Por Daniel Leite Júnior (UEPA)
15/12/2021 13h22

Moradora recebe imunização contra a covid-19, em Belém, que disponibiliza a vacina de segunda a sexta-feira, das 9h às 17hA Escola de Enfermagem e o Centro Saúde Escola (CSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) retomaram, nesta segunda-feira, 13, os postos de vacinação contra a covid-19. A ação integra a campanha de imunização da população belenense, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

A Uepa disponbiliza salas de vacina no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), na travessa Perebebuí, nº 2623, no bairro do Marco; e no Centro de Saúde Escola (CSE), na avenida Romulo Maiorana, nº 2558, também no Marco, em Belém.

A vacina contra a covid-19 está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, para todas as pessoas que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose e, também, àqueles indivíduos que tomaram a segunda dose há pelo menos cinco meses. Aqueles que desejam receber a vacina precisam apresentar o RG, CPF e comprovante de residência da cidade de Belém. Nos casos de segunda ou terceira dose é preciso levar também o cartão de vacinação das doses já recebidas.

Segundo a Sesma, nesta nova etapa da campanha de vacinação estarão disponíveis 60 pontos de aplicação da vacina contra Covid-19 na cidade de Belém, divididos entre Unidades Básicas (UBS) e de Saúde da Família (USF), além de dez salas de vacinação localizadas em espaços parceiros como as Universidades públicas e privadas, além dos shoppings centers da capital do Estado do Pará.

Segundo a vice-reitora da Uepa e enfermeira, Ilma Pastana, a parceria com a Sesma, que possibilitou dois pontos de vacinação na Universidade, é uma ação destinada a agilizar o processo de imunização, em Belém. “Acreditamos que a atuação estratégica das nossas equipes de profissionais, desde o início da campanha de vacinação da Sesma, é uma forma de a Universidade auxiliar no processo de descentralização das UBS e assim ofertar mais dois pontos de aplicação de vacinas para agilizar a imunização da população da nossa cidade”, afirmou.

Para a aluna do sétimo semestre do curso de Enfermagem da Uepa, Camila Matos, a experiência de atuar como voluntária ou bolsista na campanha de vacinação da covid-19 é significativa para a formação profissional. “Estou atuando desde o primeiro mês da campanha, antes como voluntária e agora iniciando meu primeiro dia como estagiária e desde que comecei ganhei muita experiência e conhecimento sobre a prática da Enfermagem, pois é um verdadeiro laboratório de aprendizado, além de que poderei no futuro dizer que trabalhei na linha de frente contra a pandemia”, ponderou.

Para a aposentada Joana Barbosa é muito importante que tenhamos espaços como o da Uepa aplicando a vacina em função do atendimento humanizado executado pelos profissionais da Enfermagem. “Estou muito feliz por ter optado vir tomar a minha dose terceira dose de reforço aqui na Escola de Enfermagem, pois não atravessei filas e fui atendida com muita atenção e carinho pelas enfermeiras que estavam na sala de vacinação”, comentou.

Acesse aqui a lista dos pontos de vacinação contra Covid-19 no site oficial da Sesma.

*Texto e fotos de Daniel Leite Jr (Ascom Uepa)