Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Ophir Loyola é selecionado para projeto nacional de preceptoria do SUS

O objetivo é colaborar com a mudança da realidade no cenário nacional da formação das profissões, tanto no nível da graduação, como da pós-graduação

Por Leila Cruz (HOL)
13/12/2021 12h02

O Hospital Ophir Loyola foi selecionado para participar do projeto “Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e de Preceptoria do SUS - DGPSUS'', executado pelo Hospital Sírio-Libanês em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). O objetivo é colaborar com a mudança da realidade no cenário nacional da formação das profissões, tanto no nível da graduação, como da pós-graduação, através da elaboração e implantação de intervenções que mudem a gestão de residência e a preceptoria de residentes e graduandos do país.

Ao total, o projeto oferta três cursos de especialização e um deles é o curso de especialização em Qualidade e Segurança do Cuidado em Saúde para Preceptores do SUS (QSUS), que será desenvolvido no HOL, durante o período de 12 meses. Além de aperfeiçoar os recursos humanos, permitirá avançar nas metodologias de ensino dentro das especificidades de atendimento ofertadas. Uma das razões para a escolha do Ophir Loyola neste novo projeto do MS está relacionada ao terceiro melhor desempenho no Ciclo 2, do projeto “Lean nas Emergências” em 2019.

Segundo Inahiá Pinhel, apoiadora e facilitadora da aprendizagem do curso ofertado pelo Sírio Libanês, a capacitação trará o fortalecimento de ações que o Ophir Loyola já possui e também  contribuirá na capacitação de profissionais da instituição de saúde paraense. “O hospital vivenciou o projeto Lean nas Emergências com um bom resultado, então entendemos que se encontra aberto a mudanças, especialmente na linha da gestão de segurança e da qualidade”, afirma Inahiá. 

Esse processo de ensino-aprendizagem qualifica os mentores de residentes e de graduandos do sistema público de saúde por meio de intervenções e iniciativas educacionais, nos cenários de prática das residências em saúde. O curso terá dois momentos, o primeiro será de práticas educacionais e, posteriormente, haverá a implantação e acompanhamento de projetos de intervenção proposto pelos participantes  e aplicados na assistência dos pacientes. 

Carla Sant' Anna é a coordenadora de Graduação e Pós-graduação na Diretoria de Ensino e Pesquisa do HOL. Para ela, essa é mais uma oportunidade de inserir a instituição como parceira nos projetos realizados a nível nacional. “Um projeto desta natureza é fundamental para dar mais qualidade ao ensino do Ophir Loyola, que é certificado como Hospital de Ensino e Pesquisa pelo Ministério da Educação e como referência em Oncologia pelo Ministério da Saúde. Isso reflete no convite do Sírio-Libanês para que possamos evoluir ainda mais na atenção à saúde e na formação da mão de obra especializada para a nossa região”, acrescenta.

Um total de cinco servidores efetivos em cargo de liderança e atuantes como preceptores do Ophir Loyola serão contemplados com o curso de qualificação oferecido de forma gratuita por uma das melhores instituições de saúde do Brasil. As aulas teóricas terão início em 17 de fevereiro e serão  ministradas por meio de reuniões presenciais e remotas na Escola Técnica do SUS.