Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
"HORTA NA ESCOLA"

Projeto da Seduc leva saúde ambiental e economia para famílias em situação de vulnerabilidade

Estudantes colhem hortaliças, verduras e legumes que serão servidos na merenda escolar e que irão alimentar as famílias, em casa

Por Evaldo Júnior (SECOM)
13/12/2021 11h40

Uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) mostrou que, no primeiro semestre de 2021, hortifrutis comercializados em supermercados e feiras livres da Grande Belém sofreram reajustes acima da inflação. O cheiro verde (maço) e a salsa, por exemplo, aumentaram cerca de 5%. Mas um projeto da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tem ajudado famílias de alunos a economizar na hora da alimentação. 

Uma vez por semana, os alunos da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, localizada em Icoaraci, trocam os livros e cadernos por ferramentas de jardinagem, e colocam a mão na areia para a colheita de hortaliças, legumes e verduras, na horta da escola. Parte do que é produzido vai para a cozinha da unidade escolar fazer parte da merenda servida aos 250 alunos. A outra parcela é doada para as famílias dos alunos, que levam os alimentos frescos para consumirem nas demais refeições do dia. 

Antônia Nascimento Santos é mãe das gêmeas Camilly Vitória Santos Barbosa e Jamilly Cristina Santos Barbosa, ambas de 11 anos, alunas da escola. A família foi uma das beneficiadas esta semana. A mãe conta que a economia da família chega a 7% do salário mínimo com essa ajuda. "Sem dúvidas a minha economia aqui faz uma baita diferença no fim do mês. Em média, gasto R$ 20 por semana só com hortaliças. Com essa sobra eu posso comprar outras coisas de necessidade para dentro de casa. Além disso, vejo que as minhas filhas comem o que elas colhem com mais entusiasmo", enfatizou. 

Conforme enfatizou dona Antônia, o conhecimento ambiental também é uma das propostas do projeto, conforme explica a especialista em educação ambiental da Seduc, Emlly Silva. "O objetivo é proporcionar aos estudantes uma alimentação saudável e também a prática de como plantar, colher, além de ter contato com a terra. A horta escolar também é um recurso pedagógico, já que é possível realizar aulas experimentais na horta, visto que ela é um laboratório vivo, então, nós queremos que os estudantes criem esse hábito”, completou.

A secretária estadual de Educação, Elieth de Fátima Braga, destaca que a iniciativa será ampliada. "A "Horta na Escola" já funciona em 7 unidades da rede pública Estadual. A 8ª unidade beneficiada será implantada em Marituba, na região metropolitana de Belém. “Também agradecemos o apoio fundamental do Ministério da Cidadania, do Instituto Manguezal e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). Desta forma, o Governo do Pará, por meio da Seduc, reforça o compromisso com a nossa educação", disse.

Para João Ferreira, aluno do 5º ano do ensino fundamental, o aprendizado já rende resultados que fazem a diferença na saúde. "Estou gostando muito de plantar alface. Quando eu como esses daqui, eu sinto a diferença do que é comprado no supermercado. O daqui é mais gostoso”, finalizou.

O Juan Calebe, aluno do 5º ano do ensino fundamental, participa ativamente da manutenção do espaço e na colheita, inclusive tem até suas hortaliças preferidas. "Eu sempre escolho cheiro verde, alface e menta. Com esse material nós vamos fazer o lanche aqui da escola. Eu amei participar desse processo, porque é muito divertido, aprendemos a preservar e cuidar da natureza”, disse entusiasmado.