Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Professores da rede estadual conquistam o ‘Prêmio Educação Empreendedora’ do Sebrae Pará

O concurso busca incentivar professores que de maneira criativa e inovadora, desenvolveram competências empreendedoras com seus alunos

Por Governo do Pará (SECOM)
11/12/2021 20h07

Com o intuito de reconhecer e valorizar a atuação de professores que incluem o empreendedorismo nas práticas educacionais, na sexta-feira (10), foram divulgados os grandes vencedores da etapa regional do 2º Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. Dois professores da rede pública estadual conquistaram as primeiras colocações na categoria Ensino Fundamental (Anos Finais).

O professor Anselmo Fernandes Costa, que leciona na Escola Estadual Tiradentes I, em Belém, alcançou o 1º lugar. Já o professor Helison Ferreira Cavalcante, que atua na Escola Estadual Professor Antônio Carlos Gomes, em Ananindeua, chegou ao 2º lugar na modalidade. Toda a premiação foi transmitida ao vivo pelo canal no YouTube do Sebrae Pará.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, parabenizou os professores que ganharam a premiação e disse, ainda, que esse é um momento para ficarmos orgulhosos com o protagonismo daqueles que se dedicam diariamente para proporcionar um ensino de qualidade. “A educação empreendedora é de fato o futuro para formação de novos empreendedores, e isso é o que move hoje o sistema, a dinâmica econômica do nosso país. É um momento que a gente agradece ao Sebrae e parabeniza esse belo trabalho que os professores realizam em nossas escolas”, destacou.

Segundo a gestora da 2ª Unidade Seduc na Escola (USE), Leila Braga, o “Projeto Reusetech” é uma iniciativa da Escola Estadual Tiradentes I, sob a coordenação do professor Anselmo Costa, que avistou nos materiais desperdiçados a possibilidade para transformá-los em peças artísticas, brinquedos e robôs. A iniciativa já foi amplamente divulgada e recebeu prêmios em vários processos seletivos que envolvem os alunos da rede pública. 

“Essa atividade é muito importante, porque se baseia em um tripé: a questão ambiental, a aprendizagem criativa e a inclusão, porque eles fazem questão que alunos com deficiências participem de toda a ação. O projeto impacta positivamente nos processos de aprendizagem, nas relações interpessoais e no trabalho de autoestima e valorização do nosso aluno da rede pública. Portanto, é uma linda iniciativa e merece todo o destaque que foi alcançado”, enfatizou a gestora da 2ª USE.

Premiação - Nesta edição, os finalistas do concurso eram de oito municípios paraenses: Belém, Ananindeua, Breves, Juruti, Tracuateua, Soure, Gurupá e Rondon do Pará. Os primeiros colocados em cada categoria receberam, além do troféu ouro, uma bolsa integral para um curso de MBA EaD em Educação Empreendedora 5.0 e, também, vão participar da cerimônia de premiação nacional que ocorrerá em 2022.

De acordo com a gestora de Educação Empreendedora do Sebrae Pará, Isabele Eleres, “enquanto entidade privada de serviço social, sem fins lucrativos, temos como missão também fomentar a cultura do empreendedorismo. Sabemos que esta é uma via alternativa de inclusão produtiva e, por consequência, de integração social”, frisou a representante.

Texto: Vinícius Leal (Ascom/Seduc)