Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Após ano de investimentos do Estado no esporte, clube paraense vence a Copa Verde

Pela primeira vez, o Remo conquistou a competição que dá uma vaga para a Copa do Brasil

Por Governo do Pará (SECOM)
11/12/2021 22h05

Na noite deste sábado (11), o Clube do Remo venceu o Vila Nova nos pênaltis por 4 a 2, e conquistou, pela primeira vez, o título da Copa Verde 2021. Com a vitória, o time paraense assegura uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem. A taça foi entregue à equipe campeã pelo governador do Estado, Helder Barbalho, no estádio Banpará Baenão, que destacou a importância do futebol paraense no cenário nacional. 

“O futebol paraense é um dos maiores do Brasil. Temos torcidas apaixonadas que merecem viver momentos como este. Como torcedor do Remo, fico muito feliz com esse time que tem uma torcida especial, mas acima de tudo porque o Pará tem tudo para estar no mais alto nível do futebol brasileiro, e finalmente voltando a ter uma oportunidade em uma competição nacional. Parabéns ao Leão”, frisou o governador do Pará.

Governador Helder Barbalho participa da premiaçãoO Jogo 

O confronto foi definido nas penalidades máximas, já que no tempo regulamentar as equipes voltaram a empatar em 0 a 0, mesmo placar da partida de ida, disputada na última quarta-feira (8), no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia.  

No primeiro tempo, o time visitante pressionou com jogadas aéreas dando muito trabalho à zaga do Remo. Já na segunda etapa, os azulinos saíram na frente, mas não conseguiram marcar gols. Nas cobranças de pênalti, o goleiro azulino pegou duas cobranças, de André Krobel e Johnatan Cardoso. Do outro lado, o Remo não errou nenhuma penalidade. Sobrou a Fredson a horna de fazer o último gol. 

Esta é a primeira vez que o Remo conquista a competição regional. O Leão Azul já havia disputado duas decisões do torneio, sendo vice nas edições de 2015 e 2020.

Conforme o Decreto do Estado, a entrada dos torcedores ao estádio, só foi permitida com a apresentação da carteirinha de vacinação, com as duas doses do imunizante contra o novo coronavírus. 

Apoio

Para incentivar e melhorar o desempenho das equipes de futebol no Pará, nas competições de base, no feminino e no futebol amador das Ligas, o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), recentemente celebrou um Convênio, mediante ao Termo de Fomento com a Federação Paraense de Futebol (FPF), que designou apoio financeiro de R$ 1.427.362,00. A iniciativa foi inédita, pois envolve tanto o futebol profissional como também o amador.

Outros apoios também foram destinados ao cenário futebolístico, que somam mais de 8 milhões, que envolve investimentos na Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) e do Banco do Estado do Pará (Banpará). Os recursos auxiliam principalmente os clubes nas despesas de competição, como taxa de arbitragem, hospedagem e alimentação nos jogos. 

As ações também contemplam outras modalidades que apesar dos desafios enfrentados, por conta da pandemia da Covid-19, o governo, por meio da Seel, conseguiu incentivar ainda, atletas das mais diversas modalidades, através da concessão de apoio ao fomento do esporte e lazer no Estado do Pará. Também retomou com aulas de projetos sociais e eventos esportivos, de forma presencial.

“É uma satisfação poder apoiar estes grandes atletas. A Secretaria tem orgulho de poder realizar sonhos daqueles que se dedicam ao cenário esportivo. Além de levar o nome do Governo do Estado, por meio da Seel, para outros lugares”, disse Nivan Noronha, secretário de Esporte e Lazer.