Uepa promove 1ª Feira de Agricultura Familiar e Inclusão Digital
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), 70% dos alimentos que chegam à mesa da população brasileira são produzidos pela agricultura familiar. Em dezembro de 2017, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou que de 2019 a 2028 será o decênio da agricultura familiar. A iniciativa visa promover melhores políticas públicas para este segmento e oferecer uma oportunidade única para contribuir com o fim da fome e da pobreza, além de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para incentivar a produção da agricultura familiar da Agrovila de Santa Terezinha, o campus de Castanhal da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza, nesta quinta-feira (6), a 1ª Feira da Agricultura Familiar e Inclusão Digital. O evento será de 8h as 17h e é voltado para a comunidade acadêmica e externa.
Além de exposição e comercialização de produtos agrícolas produzidos por famílias da região, o evento terá dois minicursos: Introdução à informática básica e plataformas de marketing digital, para desenvolver nos agricultores habilidades de divulgação online dos seus produtos; e Preparo e manejo de biofertilizantes e aplicação de boas práticas de fabricação na colheita e pós-colheita, para fomentar conhecimentos técnicos necessários para o não uso de agrotóxicos, garantindo a qualidade da produção.
O evento está sendo desenvolvido por alunos, professores e servidores da Uepa, em parceria com a Associação de Produtores da Agrovila de Santa Terezinha, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), a Prefeitura Municipal de Castanhal e cerca de 15 escolas públicas de Castanhal e municípios próximos.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do evento.
Serviço:
1ª Feira da Agricultura Familiar e Inclusão Digital
Data: 06 de dezembro (quinta-feira)
Hora: de 8h as 17h
Local: Campus de Castanhal da Uepa. Endereço: Rua Pedro Porpino, número 1181, PA 320.