Semas adquire viatura adaptada para transporte de animais silvestres
A secretaria atua como órgão mediador no encaminhamento de animais silvestres resgatados de situações de cativeiro ou entregues mediante denúncia
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) adquiriu um veículo especialmente adaptado para o transporte de animais silvestres. A caminhonete será usada para levar os animais recebidos pelo departamento por intermédio de entregas voluntárias para avaliação e tratamento por parte de instituições parceiras.
"Este carro é um desejo da equipe de fiscalização há muito tempo. A Semas recebe entregas voluntárias de animais e a gente precisa dar destinação. Agora, com um carro adequado para fazer esse transporte para instituições parceiras, tanto para hospitais veterinários da Ufra e da UFPA, como para o Museu Emílio Goeldi, Mangal das Garças. Com este carro poderemos dar a destinação correta com toda segurança que os animais precisam neste transporte e com segurança para os técnicos da diretoria. Então é uma aquisição muito importante para a secetaria", afirma Tobias Brancher, coordenador de Fiscalização da Semas.
A Semas atua como órgão mediador no encaminhamento de animais silvestres resgatados de situações de cativeiro ou entregues mediante denúncia para instituições mantenedoras parceiras. Este ano, a Semas já recebeu cerca de 600 animais, entre mamíferos, aves e répteis, que são recepcionados e levados aos hospitais veterinários da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e da Universidade Federal do Pará (UFPA) ou para instituições como Bosque Rodrigues Alves, Mangal das Garças e Museu Emílio Goeldi.
"Essa viatura vem para facilitar o nosso dia-a-dia na questão do transporte dos animais que são recebidos aqui na diretoria de Fiscalização. Com essa exclusividade de uma viatura somente para transporte de animais vai facilitar muito nosso trabalho", afirma Moema de Jesus, zootecnista da Semas.
As denúncias de criação de animais silvestres em cativeiro, de maus tratos de animais ou de outros crimes ambientais (como caça e pesca ilegal) são encaminhadas para a Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), pelo telefone 181. Por sua vez, pedidos de resgate de animais devem ser feitos através de denúncias ao Batalhão de Polícia Ambiental, pelo telefone 190.