Reformada e ampliada, Escola Salomão Matos vai atender mais de 600 alunos
Mais de 600 estudantes contam com um espaço moderno e totalmente revitalizado, com a entrega da Escola de Ensino Médio Salomão Matos, em Salvaterra, no Arquipélago do Marajó. A unidade passou por obras de reforma e ampliação e recebeu, nesta terça-feira (4), a visita da secretária estadual de Educação, Ana Claudia Serruya Hage.
“A entrega desta escola é um avanço muito grande, principalmente no termo de infraestrutura. Estamos deixando uma planilha com 142 escolas para próxima gestão entregar em 2019”, destacou a titular da Seduc.
A obra na Escola Salomão Matos foi financiada e executada pela Secretaria de Estado de Educação e custou R$ 4.329.804,60. O projeto faz parte do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica do Estado do Pará, preconizado pela Seduc no âmbito do Pacto pela Educação.
“Antes nós não tínhamos uma estrutura tão boa, não possuíamos salas apropriadas para alunos com necessidades especiais. Por isso, é uma grande conquista para os alunos, já que vamos passar a ter mais conforto. Antes não podíamos ter aulas em dias de chuva, hoje esse quadro foi revertido”, contou a aluna do 3º ano, Brenda Lorena.
Atualmente, a escola atende 650 alunos com turmas do Ensino Médio Regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o projeto de aceleração Mundiar do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.
“A reforma dessa escola melhorou bastante nossa qualidade de ensino, uma vez que podemos ter mais projetos para desenvolver melhor nossas aulas com nossos alunos; eles ficam mais motivados. Tendo uma sala climatizada com recursos tecnológicos faz com que o aluno tenha mais orgulho e mais vontade de aprender. Essa reforma veio em boa hora, nossa escola precisava muito”, frisou a professora Lidiane Negrão.
Investimento - A escola Salomão Matos foi totalmente reformada e ampliada. A unidade agora possui oito salas de aula, sala de atendimento educacional especial, sala de recursos multifuncional, sala de música, sala multiuso, laboratório multidisciplinar, laboratório de informática, sala de leitura e sala de vídeo. Também conta com salas do bloco administrativo: sala da direção, sala da coordenação pedagógica, sala dos professores, secretaria e arquivo.
A escola ainda recebeu obra na copa cozinha, depósito para merenda escolar e material de limpeza, sala de triagem de alimentos, pátio coberto e área verde para convivência e atividades recreativas, reservatório de água, estacionamento para carros e motos, bicicletário, banheiros e vestiários para professores e alunos (masculino, feminino e portadores de necessidades especiais - PNE), sala do grêmio estudantil e sala de educação física.
A unidade ganhou também a instalação de 47 centrais de ar refrigerado, 25 computadores, 25 monitores, além de 100 novas carteiras escolares.