Abaetetuba e Acará recebem projetos educativos do Detran
Mais de 900 pessoas dos municípios de Abaetetuba e Acará, no Baixo Tocantins, já foram atendidos pelos projetos educativos do Departamento de Trânsito do Pará (Detran). Estudantes, professores e moradores de áreas ribeirinhas participaram das ações dos projetos ‘Detran nos Municípios’ e ‘Detran nas Comunidades’.
Profissionais da Coordenadoria de Educação do Detran também estarão na cidade de Marabá, no sudeste do Estado, entre os dias 10 e 15 de dezembro.
O primeiro local trabalhado pela equipe foi a ilha de Piquiarana, na comunidade São Francisco Xavier, em Abaetetuba, onde foi realizada uma ação solidária. Cerca de 560 pessoas foram atendidas. O trabalho foi integrado entre o Detran, a Prefeitura de Abaetetuba, a Faculdade Fan, o Instituto Rosa dos Ventos, a empresa BMF e o Sebrae.
“O objetivo foi o atendimento à população ribeirinha quanto aos diversos serviços de saúde, cidadania e educação para o trânsito. Eles também conheceram um pouco do trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Educação e ouviram atentamente uma palestra com o tema Comportamento Seguro no Trânsito”, detalhou a coordenadora da equipe do Detran, Ana Marta Berredo.
No município do Acará, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está sendo realizado o Curso de Formação de Agente Multiplicador para o Trânsito. No total, 40 professores locais participam do curso que se estende até o próximo sábado, 8. A primeira disciplina vista por eles foi Ética e Cidadania de Educação para o Trânsito, repassada na segunda-feira, 3, pela instrutora da Coordenadoria de Educação, Cilene Oliveira.
Nesta terça-feira, 4, os participantes receberam informações do instrutor João Veiga, também do Detran, sobre Noções de Legislação. O trabalho conta com a parceria da Prefeitura Municipal do Acará, através da Secretaria Municipal de Educação.
Simultaneamente, uma parte da equipe de agentes de educação visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonieta Paiva. Durante a manhã, seis turmas do 3º ao 5º ano participaram das atividades, num total de 125 alunos atendidos. Já no turno da tarde, o trabalho atendeu 167 alunos das sete turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. As ações serão levadas, também, às instituições de ensino da rede estadual. “Esse trabalho faz parte do nosso projeto denominado de Detran nas Escolas”, ressalta a coordenadora.