Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E SOLIDARIEDADE

Hospitais estaduais arrecadam doações para realização de ações natalinas neste mês

Brinquedos, alimentos e itens de higiene pessoal são coletados para a entrega a pacientes assistidos nas unidades hospilares

Por Governo do Pará (SECOM)
09/12/2021 14h43

Menina ganha brinquedos enquanto faz tratamento de saúde, a ação de solidariedade procura por doadores para alcançar mais pacientesHospitais públicos paraenses em Belém, Ananindeua, Altamira, Barcarena, Marabá e Santarém, estão arrecadando brinquedos, alimentos e itens de higiene pessoal, para distribuição a pacientes internados nas unidades durante o Natal. 

No Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, será realizada até o dia 17 de dezembro, a Campanha Padrinhos Solidários, que tem como meta arrecadar 200 kits de higiene a serem doados a pacientes da instituição. 

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) participa este ano do projeto “Você também pode ser um Papai Noel”, realizado pela Escola Municipal Profª Ana Dutra Vale. Os colaboradores da unidade adotaram 100 cartas escritas e desenhadas pelos alunos, moradores de comunidades carentes na região. 

Em Altamira, no Hospital Regional da Transamazônica (HRPT), a unidade arrecada brinquedos para as crianças internadas, e alimentos, que serão distribuídos para acompanhantes e pacientes em situação de vulnerabilidade social. As doações podem ser realizadas até o dia 21 de dezembro. 

De acordo com Rafaela Rizzi, terapeuta ocupacional e integrante do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HRPT, a aão incentiva a solidariedade e a humanização, em benefício de cerca de 100 famílias. 

“Presenteamos os pacientes, os acompanhantes e as crianças internadas na clínica pediátrica. É um momento de partilha especial, que nos emociona, e principalmente, celebra o verdadeiro significado do espírito natalino, que é a comunhão”, afirma a profissional. 

No Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, a comissão de humanização da unidade pretende arrecadar até o dia 24 deste mês, brinquedos novos para serem doados para crianças que estão em tratamento na instituição e organizações filantrópicas da região. 

O Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, promove até o dia 21 deste mês, o Dezembro Solidário, que visa arrecadar 1,5 tonelada de alimentos não perecíveis, que serão destinados aos pacientes atendidos no hospital e seus familiares. 

Organizado pelo Grupo de Ações e Eventos de Valorização Humana (Gaevh) e setor de Humanização, a iniciativa faz parte do projeto Gincana Solidária 2021. No dia 23, a unidade fará a inauguração oficial da tradicional árvore de Natal sustentável, confeccionada com materiais recicláveis, apresentações musicais e teatrais, que marcarão também a comemoração dos 15 anos de fundação do HRBA. 

Já no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, é realizado o projeto ‘Cartinhas - um sonho de Natal’, iniciativa do Setor de Humanização que possibilita ao paciente em tratamento contra o câncer fazer o seu pedido de presente de Natal, por meio de uma carta, a ser adotada pelos colaboradores do hospital. A entrega dos brinquedos será realizada no dia 22 de dezembro. 

CONFIRA OS LOCAIS PARA FAZER AS DOAÇÕES 

O Hospital Metropolitano, em Ananindeua, recebe doações dos colaboradores que atuam na unidade.

No Materno Infantil de Barcarena, as cartas podem ser adotadas até dia 13. Os interessados podem procurar a equipe do Grupo de Trabalho e Humanização e levar as doações na unidade na rua José Pinheiro Rodrigues, 258, no bairro Centro. 

Em Altamira, as doações podem ser entregues no Regional Público da Transamazônica, na avenida  Brigadeiro Eduardo Gomes, s/n, no bairro Esplanada do Xingu. 

Já em Marabá, as doações podem ser feitas ao Regional do Sudeste do Pará, na rodovia PA-150, s/n,  na altura do Km 07, na Nova Marabá. 

No Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, as doações podem ser feitas na recepção principal da unidade, na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino.

*Texto de Ederson Oliveira