Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Poli Metropolitana comunica que não faz agendamento dos serviços de forma presencial

Unidade realiza marcação de consultas e exames exclusivamente por meios eletrônicos, como o WhatsApp e e-mail

Por Governo do Pará (SECOM)
09/12/2021 10h39

A Poli Metropolitana coimunica que o serviço de marcação dos atendimentos para o centro de diagnósticos, consultas e exames, não é feito presencialmente na unidade, e sim, por agendamentos, o que possibilita que o usuário o faça, de qualquer lugar do estado. A unidade reforça que seus canais de comunicação para agendamento são o WhatsApp (91) 98521.5110 e o e-mail agendamento.polimetropolitana@issaa.org.br.Usuários, já agendados, aguardam atendimento na Poli Clínica

Com um fluxo de atendimento de mais de 4.5 mil marcações de serviços por mês, as ferramentas facilitam e desburocratizam o agendamento, fazendo com que, o usuário de qualquer região do estado, tenha acesso de forma igualitária à unidade.

“Atualmente, temos um fluxo de 1.300 pessoas diariamente na Poli Metropolitana para fazer atendimentos de saúde. São pessoas de vários lugares do Pará, sendo atendidas por mais de 30 tipos de especialidades, além de uma diversidade de exames. E por isso, o agendamento desses serviços devem ser iguais a todas as pessoas, que moram na capital ou no interior”, observou Romulo Rodovalho, secretário estadual de Saúde Pública.

O titular da Sespa esclarece ainda que a unidade não é porta-aberta e que todos os serviços precisam ser agendados para a realização. “Além do agendamento ser feito apenas pela central de relacionamentos, todos os serviços são agendados, com dia e hora marcados. Assim, o usuário não precisa fazer fila na porta da unidade para ser atendido, basta chegar ao local 40 minutos antes. O agendamento eletrônico é uma conquista do Governo do Estado para facilitar o acesso de todos e assim, respeitando o usuário a ter um serviço ordeiro e assertivo”, completou o secretário.  

Experiência - A dona de casa Cleimar Neves, de 38 anos, acompanha seu marido, João Neves, 59 anos, ao cardiologista. A marcação de consulta foi agendada pelo WhatsApp. “Meu esposo vai fazer uma cirurgia na vesícula, e ficamos sabendo do Programa Pré-Operatório Rápido. Entramos em contato, cumprimos cada passo pedido, e depois, aguardamos. Com uns dias, marcaram a consulta dele”, disse Cleimar.

A usuária, moradora do município de Castanhal, na Região Metropolitana de Belém, elogiou o serviço. “É mais cômodo fazer as coisas pelo celular. Não gastamos dinheiro de ônibus, não pegamos fila”, afirmou Cleimar Neves.

Quem também garante que o atendimento eletrônico é eficaz é o auxiliar de cozinha, Thiago Silva. “A gente que tem tempo corrido, ir em alguns lugares apenas para fazer um agendamento, é complicado. A marcação pelo WhatsApp é uma ferramenta boa para evitar filas, até porque ajuntamento de pessoas com a covid, não é recomendável”, disse o usuário que faz acompanhamento oftalmológico na unidade.

Agendamento - A diretora da Poli Metropolitana, Lilam Gomes, observa que a unidade, mantém um grande fluxo de pessoas. “Temos uma demanda diária significativa de atendimento, com dias, de até 1.300 usuários entre consultas e exames sem contar os acompanhantes. Por isso, alertamos a população para que só venha à unidade, com o serviço agendado previamente. Em caso de retorno, o paciente  deve manter seu cadastro (telefone e endereço atualizados) e aguardar o nosso contato, já que em alguns serviços, a demanda é maior que os outros, como os exames cardiológicos. Todos serão atendidos”, garante a gestora.

Números - Para se ter uma ideia da eficácia das ferramentas eletrônicas, apenas nos últimos cinco meses, a Central de Relacionamentos da Poli Metropolitana registrou 24.673 agendamentos de consultas e exames. Os números refletem o período de 1º de julho a 19 de novembro de 2021. Deste total, 4.973 pessoas fizeram as marcações via e-mail, e 19.736 foram atendidas por meio do agendamento na ferramenta do WhatsApp.

SERVIÇO

* A Poli Metropolitana não é porta-aberta, ou seja, o usuário deve agendar o serviço antes de procurar a unidade.

* Os exames e consultas são agendados, exclusivamente, por meios eletrônicos.

* Os canais são o WhatsApp (91) 98521.5110 ou o e-mail: agendamento.polimetropolitana@issaa.org.br

* Como funciona: Pelo WhatsApp, a ferramenta o direciona para o canal correto de atendimento, através da digitação de um número correspondente ao serviço desejado. É necessário ter em mãos os documentos de identificação, o cartão do SUS e o comprovante de residência.

*Texto de Roberta Paraense