Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Emater promove última edição 2021 do Empório Sustentável e agrega renda extra a produtores

A iniciativa tem cadastrados 120 produtores de artesanato, gastronomia, produtos agrícola como mandioca e derivados e procura fortalecer a agricultura familiar

Por Governo do Pará (SECOM)
05/12/2021 10h44

Movimento na última edição 2021 do Empório Sustentável que incentiva os pequenos produtores à comercialização de seus produtos Artesã de Belém, Daniely Farias, produz ecojóias e outros itens, através da técnica de quilling, a partir de caixas e bulas de medicamentos, que comercializa em feiras fixas e itinerantes, garantindo uma receita que quase um salário mínimo mensal. Daniely foi uma dos 50 expositores que participaram da feira do Empório Sustentável realizada nos dias 2 e 3 de dezembro, em Marituba,  Região Metropolitana de Belém, pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará.  

Projeto da Emater, coordenado pelo Escritório Regional das Ilhas, o Empório Sustentável tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento da agricultura familiar e incentivar  os pequenos produtores na comercialização de seus produtos, possibilitando visibilidade através de espaços de venda direta ao consumidor. Ao todo, estão cadastrados 120 produtores de artesanato, gastronomia, produtos agrícola como mandioca e derivados.

"Devido a acumulação de caixas e bulas de medicamentos, em razão de enfermidade do meu marido, em 2019, passei a produzir peças e acessórios. Consigo uma receita de quase um salário mínimo e em uma feira como esta consigo agregar até 30% na renda familiar", ressalta a artesã que é  atendida pela Emater desde 2019.

Artesã de artigos natalinos e outros intens artesanais conversa com visitante na feira Empósrio SustentávelDe acordo com a responsável pelo Empório Sustentável, a engenheira agrônoma da Emater Luciana Moreira, foram expostos e comercializados nesta última edição da Feira em 2021 produtos como plantas ornamentais, doces e salgados, geléias, mel, tucupi, maniva,  galinha caipira e ovos; além de peças de artesanato como bonecas, biojóias e ecojóias. "Participam expositores dos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Moju, Barcarena, Benevides e Santa Bárbara. Nossa expectativa é realizar a próxima feira em janeiro", contou.

O evento, no Escritório Central da Emater, fez parte da programação alusiva ao aniversário do órgão estadual que completou 56 anos de atuação no setor agropecuário, estando presente nos 144 municípios paraenses, na sexta-feira, dia 3. 

*Texto de Paula Portilho / Ascom Emater