Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Sejudh promove cidadania para pessoas com deficiência

Por Gerlando Klinger (SEJU)
03/12/2021 14h05

Na data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Gerência de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, promoveu nesta sexta-feira (3), uma ação de cidadania para mais de 80 pessoas com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro do Autismo, que são atendidas pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em Belém.

O dia 3 de dezembro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 14 de outubro de 1992, como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos referentes às pessoas com deficiência, além de mobilizar à defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das PcD em todos os aspectos da vida: política, social, econômica e cultural. 

Jacilene Moreira, mãe da Jéssica Braga, de 21 anos, veio garantir o primeiro documento da filha. “Estou muito feliz, porque o documento de identidade é o primeiro passo para a cidadania da minha filha”, disse. Jéssica tem de Síndrome de Down e realiza atividades na APAE Belém. 

O responsável pela gerência da pessoa com deficiência, Eduardo Benigno, afirmou que a Sejudh está atenta às demandas dessa parcela da população. “Neste dia tão importante para a esse público, a Sejudh comemora os direitos previstos a estas pessoas e a parceria com a APAE traz eles para a Secretaria, onde podem ter garantia de cidadania”, afirmou. 

Eduardo BenignoPara a gerente dos serviços de Saúde da Apae em Belém, Carol Salomão, a parceria com a Sejudh é de extrema importância, pois leva cidadania não só às pessoas com deficiência, mas a toda a comunidade a qual estão inseridas. “É fundamental porque nós estamos transformando um direito legal, numa ação uma ação de cidadania, o que é de suma importância, pois é mais uma garantia dos direitos da pessoa com deficiência precisa”, afirmou. 

Gerência de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência

A Gerência de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência é vinculada à Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos e à Coordenadoria de Promoção da Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, e tem como principal objetivo atuar na promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência em todo o Estado, por meio da integração e articulação de Políticas, programas e ações transversais de Direitos Humanos.

São desenvolvidas ações – em articulação e parceria – com o poder público, empresas e sociedade civil, por meio de formulação e implementação de projetos, seminários, encontros, oficinas, workshops, palestras, rodas de conversas, dentre outras, visando a disseminação na sociedade dos direitos da PcD. Além disso, acompanha as ações desenvolvidas pelo Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência.