Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Gastronomia do regional do Marajó inova e cria receita de picolé protéico para usuários internados

Por Governo do Pará (SECOM)
01/12/2021 18h43

Com o intuito de melhorar a aceitação de suplementos na gastronomia hospitalar, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), inova e inclui picolé protéico no cardápio dos usuários internados com necessidades dietéticas especificas, atendendo alimentação prescrita para cada caso. Os usuários foram surpreendidos com a distribuição de picolé que agradou a todos, especialmente, os pacientes da Ala de Pediatria, nesta quarta-feira (1).

De acordo com a coordenadora do SND, Renata Feio, alguns pacientes já são admitidos em risco nutricional observado no momento da triagem realizada pela nutricionista “Por isso, é necessário o uso de Terapia Nutricional Oral com suplementos nutricionais específicos. O picolé foi preparado do próprio suplemento. Dessa forma, conseguimos atingir as metas nutricionais dos pacientes e, durante a alta hospitalar, a nutricionista entrega uma receita caseira para que o tratamento continue no domicílio dos usuários’’, ressaltou.

O adolescente Iran de Carvalho Oliveira, 14 anos, foi surpreendido ao receber o picolé. O usuário está internado no HRPM para tratamento de meningite. O pai do paciente, Pedro Rodrigues de Oliveira, agradeceu e parabenizou o hospital pela iniciativa.  ‘’O atendimento aqui é muito bom, não tenho nada a reclamar. Meu filho gostou do picolé, deixou o dia dele mais alegre’’, concluiu.

O primeiro dia da distribuição de picolé beneficiou 25 pacientes, entre eles crianças, adolescentes, adultos e idosos.

A unidade hospitalar conquistou o reconhecimento nacional Green Kitchen, por três anos consecutivos, 2018/2019/2020, pelo constante aprimoramento do padrão de qualidade na produção da alimentação saudável oferecida aos pacientes, acompanhantes e funcionários, priorizando a ambientação natural e a sustentabilidade.

Dados- De janeiro a outubro deste ano, o SND do HRPM realizou 235.995 refeições.

Serviço: O HRPM é uma unidade de saúde do governo do Estado, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O Hospital fica na Avenida Rio Branco, 1.266, no bairro Centro, município de Breves. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.

Texto: Lucas Brilhante- Ascom/ HRPM