Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Corpo de Bombeiros do Pará forma turma de combate a incêndios urbanos

O curso contou com uma carga horária de 240 horas, com instruções de segunda a sábado, em três semanas de intensos treinamentos.

Por Sargento BM Barreto (CBM)
01/12/2021 15h33

Na manhã desta quarta (01), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil promoveu a Formatura de Encerramento do Curso de Combate a Incêndio Urbano (CCIU), no Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (CFAE), localizado na Cidade Nova, em Ananindeua. 

Com início no dia 11 de novembro, a 10ª edição do curso foi coordenada pelo Capitão BM Carlos Rangel e contou com 28 alunos Bombeiros Militares dos Quarteis do 1º GBM – Cremação, 2º GBM – Castanhal, 3º GBM – Ananindeua, 21º GBM – Comércio, 25º GBM – Marituba, 26º GBM – Icoaraci, também havendo alunos do 1º Grupamento Marítimo Fluvial, do próprio CFAE e Ajudância, dois quais se formaram 13. O curso contou com uma carga horária de 240 horas, com instruções de segunda a sábado, em três semanas de intensos treinamentos. Pela primeira vez, cada aluno contou com seu próprio equipamento de proteção respiratória, garantindo um apoio logístico completo. 

No seu discurso, o orador da turma, 2º Tenente Mauro mencionou as dificuldades de adaptação tanto física quanto psicológica no combate aos incêndios urbanos: "Durante o período do curso, sentimos cansaço e desconforto, tudo visando desenvolver nossa resistência a diversas situações de uma ocorrência real, como adaptação aos equipamentos e aos efeitos fisiológicos do calor, além da parte técnica e física aprendemos a ultrapassar nosso emocional, nos tornando disseminadores do conhecimento em nossas unidades e grupamentos." 

Segundo o Capitão Rangel, Coordenador do CCIU, a medida traz ainda mais responsabilidade ao aluno, melhora a familiaridade com o equipamento, proporcionando assim um melhor atendimento à sociedade. “O curso buscou equilibrar físico e intelectual, o físico com constantes provas físicas e o intelectual com provas de conhecimentos teóricos”, afirmou.

O treinamento de Combate a Incêndio Urbano é um curso de capacitação e especialização destinado ao bombeiro militar visando atender a nova disposição das grandes cidades e seus edifícios elevados, aglomerados subnormais e parques industriais. O CCIU foi fundado no Corpo de Bombeiros Militar do Pará em maio de 2011, e atualmente conta com 260 especialistas formados.

“Aconselho todos os bombeiros a passarem por essa especialização, pois é o carro chefe da nossa Corporação. Aqui massificamos as técnicas e as táticas, dia após dia estamos vivenciando isso”, apontou o Major Leandro, primeiro colocado no curso.

Na formatura estiveram presentes, o Coronel Hayman Souza, Comandante Geral do CBMPA, Coronel João José da Silva Júnior, Comandante Operacional, Coronel Eduardo Celso, Diretor de Ensino e Instrução, Tenente Coronel José Farias, Subcomandante Operacional, Tenente Coronel Roberto Pamplona, Comandante do 3º GBM e Tenente Coronel Michel Nunes Reis, Chefe do CSMV/Mop. 

O Comandante Geral, Coronel BM Hayman, enfatizou a importância da qualificação técnica nesta área de incêndio urbano: ''Parabéns aos novos combatentes de incêndio urbano, nós sabemos que no dia a dia, quando se tem um incêndio, a dificuldade de salvaguardar patrimônios é imensa, e essa nobre missão compete a nós, Bombeiros Militares. Combatemos incêndios urbanos e florestais, e ambos são extremamente desgastantes. O uso adequado de técnicas, equipamentos de proteção individual/respiratória por nossos guerreiros do fogo, adaptação à dificuldade da locomoção com o uso do EPI, raciocínio rápido e agilidade, são essenciais para atuarmos em um incêndio dantesco, sempre associado a um bom condicionamento físico. Os senhores hoje completaram essa fase, são especialistas em combate a incêndio urbano, e tem a nobre missão e dever de compartilhar esse legado com a tropa de suas respectivas unidades, que Deus abençoe a todos'', finalizou o Comandante Geral.