Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA

Transformação Digital avança nos municípios paraenses com serviços da Prodepa

A previsão é que mais dois municípios sejam conectados até o final do ano, além de outros 14 ao longo de 2022, inclusive ilhas, vilas e locais mais remotos do estado

Por Dayane Baía (ARCON)
30/11/2021 11h39

A pandemia de Covid-19 demandou a aceleração da Transformação Digital, um dos compromissos do Governo do Estado para alavancar o desenvolvimento social e até econômico através da tecnologia. A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) lidera o processo com o planejamento e execução de iniciativas que visam conectar os 144 municípios, com acesso à internet de banda larga gratuitamente em Pontos de Acesso Livre (hotzones) e parcerias para Pontos de Acesso das Comunidades (Pacom).

Marcos Brandão, presidente da Prodepa, explica que a pasta é responsável pela Rede Corporativa Governamental do Governo do Pará. “A rede é de suma importância para o desenvolvimento do Estado e das políticas públicas, tanto estaduais como municipais e até federais, pois garante que Internet banda larga chegue aos municípios abrangidos pela rede. Todo esse processo de implantação de infraestrutura de telecomunicações, aliado com a ampliação dos serviços eletrônicos de governo, são etapas do processo de Transformação Digital que o Estado está passando para alavancar o desenvolvimento social e até econômico através da tecnologia”, afirma Marcos.

A região Norte, historicamente, tem ficado à margem dos investimentos da iniciativa privada em telecomunicações. Dessa maneira, ainda existem municípios sem cobertura de internet. “O rápido acesso à informação, a melhoria na comunicação e as oportunidades das novas tecnologias são alguns exemplos da importância da Inclusão Digital. Nesse cenário, precisamos focar na inclusão digital, afinal, nem todos têm acesso à tecnologia”, acrescenta o presidente. 

 

Expansão

A Prodepa interliga 92 dos 144 municípios paraenses, que totalizam 64% das localidades com internet de qualidade. A previsão é que mais dois municípios sejam conectados até o final do ano, além de outros 14 ao longo de 2022, inclusive ilhas, vilas e locais mais remotos do estado.

Entre as ações estão o Programa Navega Pará, que tem como objetivo potencializar e expandir as oportunidades de desenvolvimento regional, através da democratização do acesso da população às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's), principalmente da informática e da internet no Estado do Pará. Já o projeto ISOLUX está em andamento e tem o objetivo de levar a conectividade até a calha norte. Os programas Banpará Conectado I e II que expandem a rede para beneficiar o Banco do Estado do Pará e, consequentemente, o estado, além do Programa Municípios Sustentáveis e WebEscola que vão estar presentes em todas as regiões.

Os mecanismos contribuem com a melhoria da qualidade da educação para que alunos de escolas públicas utilizem novas metodologias de aprendizagem e acessem um maior volume de conteúdos curriculares e extracurriculares, e também com inclusão social de grupos com necessidades especiais e pessoas de baixa renda.

A expansão ajuda a ampliar o acesso à informação governamental e aos serviços públicos colocados à disposição da população, facilitando a integração dos diferentes órgãos públicos e proporcionando a cidadania plena.