Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Programa Classe Hospitalar garante a continuidade dos estudos a crianças

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é uma das oito unidades da rede pública de saúde do Estado que oferece acesso às aulas a pacientes em tratamento

Por Giovanna Abreu (SECOM)
29/11/2021 13h11

“Eu sentia muita falta de ir para a escola durante quase um ano que estou em tratamento contra o câncer. Há dois meses, fui liberada para participar do programa e faço todas as atividades que os professores passam. Eles são muito legais e dão muita atenção, então consigo aprender melhor. A minha matéria preferida é ciências, porque eu quero ser médica quando crescer. Eu vejo o quanto eles me ajudam e eu quero fazer isso também. Vir na escola me faz sentir melhor e mais feliz”, conta Jamile Silva da Conceição, 13 anos, aluna do Programa Classe Hospitalar, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo.

O programa tem como objetivo principal garantir a continuidade da escolarização de crianças e adolescentes durante o tratamento de saúde. De acordo com a diretora do ‘Classe Hospitalar’, Fernanda da Costa, são atendidos, em média, 500 pacientes por mês, em oito unidades da rede pública de saúde do Estado, além do atendimento domiciliar.

“O nosso intuito é que os alunos não tenham uma quebra na sua rotina de estudos, mesmo dentro de um hospital. Ver a progressão deles é muito especial. Temos alunos, inclusive, que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano. Com esse programa, sentimos que podemos fazer a diferença no dia a dia dessas crianças e adolescentes”, ressalta a diretora.

O respeito às limitações e às particularidades de cada aluno paciente é um dos pilares do programa. Uma das professoras da ‘Classe Hospitalar’ no Oncológico Infantil, Anna Elvira da Silva, explica que as aulas, que são agendadas por conta da pandemia da Covid-19, são desenvolvidas de acordo com o tratamento dos pacientes, levando em consideração a necessidade de possíveis procedimentos, medicações, sessões de quimioterapia ou bem-estar dos alunos.

“Fazemos um planejamento anual, seguindo todas as legislações que amparam os pacientes para dar continuidade ao tratamento, sem prejudicar o ano escolar. São turmas multisseriadas. Nós atendemos do primeiro ano do ensino fundamental até o terceiro ano do médio. Assim que iniciam o tratamento, os alunos recebem a indicação do programa e assim que tiverem liberação médica, podem começar”, pontua a professora.  

EDUCAÇÃO NO ONCOLÓGICO INFANTIL

O Núcleo de Educação Permanente do Oncológico Infantil é responsável por apoiar e dar todo o suporte no acompanhamento pedagógico educacional dos alunos pacientes da unidade. “Trabalhamos para garantir a manutenção de um vínculo com as escolas, por meio de um currículo de flexibilização, favorecendo o retorno dos nossos alunos após o tratamento, de uma forma tranquila para a sala de aula. Todas as disciplinas que os alunos recebem, dentro de uma escola, também receberão na Classe Hospitalar, só que de uma forma mais lúdica, criativa, para tornar o aprendizado mais prazeroso”, afirma a coordenadora do Núcleo, Natacha Cardoso.

As aulas ajudam, segundo a coordenadora, no processo de cura, ao trabalhar a autoestima do aluno, por meio do ensino-aprendizagem, favorecendo a promoção da saúde, do bem-estar, de humanização e da cidadania por meio da continuidade do ensino.  

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é uma instituição pertencente ao Governo do Estado, gerida pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar – sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

EXPOSIÇÃO

O projeto, denominado ‘Waldemar Henrique’, desenvolvido pelos alunos do Programa ‘Classe Hospitalar’, estará em exposição no estande da Seduc durante a 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. O projeto foi idealizado pelo professor Roberto França, falecido em 2020, que fazia parte do programa e a exposição será uma forma de homenageá-lo. 

CLASSE HOSPITALAR

A Seduc, por meio da Coordenação de Educação Especial (Coees) e a Classe Hospitalar e Atendimento Domiciliar (CHAD), ministram as aulas em oito unidades: Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará; Espaço Acolher; Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência; Hospital Regional do Baixo Amazonas; Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo; Hospital de Clínicas Gaspar Viana; Hospital Universitário João de Barros Barreto e Abrigo João Paulo II.  A equipe do programa é formada por pedagogos, licenciados plenos, assistente social, psicólogo e agente administrativo. 

COMBATE AO CÂNCER INFANTIL

No dia 23 de novembro, de acordo com a Lei nº 11.650/2008, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Além de estimular ações educativas e preventivas relacionadas à doença, a data promove debates sobre políticas públicas sobre a atenção integral às crianças com câncer e o fortalecimento de ações como o programa ‘Classe Hospitalar’.