Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CRONOGRAMA

Seel dá início ao calendário de visita técnica para os Jogos Abertos do Pará

Coordenadores do JOAPA farão a sua primeira visita no município de Castanhal para verificar condições de espaços que deverão sediar competições de esporte amador

Por Luana Laboissiere (SECOM)
26/11/2021 11h29

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) iniciará o cronograma da décima primeira edição dos Jogos Abertos do Pará, o Joapa. Coordenadores do projeto farão a sua primeira visita técnica na próxima segunda-feira (29), no município de Castanhal, nordeste do estado. O Joapa é um evento esportivo, promovido pelo Governo do Estado com o objetivo de incentivar a prática esportiva em todo território paraense.

Edição do Joapa de 2015 foi realizada em Marabá, no sudeste paraenseApós três anos, os Jogos retornam com novidades. Dessa vez, serão realizados em três fases: a primeira é a Municipal, em que serão selecionados os representantes dos municípios para participar da próxima fase. As cidades receberão ainda, um kit de materiais esportivos para treinamento de suas equipes. A fase Regional é a realização de evento esportivo com a participação de municípios das diversas microrregiões do Estado. Já na última fase, a Estadual, irão disputar os municípios vencedores da fase anterior.

"A proposta do retorno permanece com o objetivo de massificar o esporte amador nas modalidades Basquetebol, Futsal, Futebol de Areia, Handebol, Voleibol e Tênis de mesa nos municípios paraenses, descentralizando assim as atividades e eventos da capital, integrando o estado do Pará por meio da prática esportiva", conta João Carmo, coordenador do projeto.

 

Calendário

No mês de dezembro serão realizadas as visitas técnicas para verificação das infraestruturas esportivas e não esportivas dos municípios, Já em janeiro, serão feitas as reuniões de mobilização para a apresentação do calendário das Fases Regionais, bem como o Regulamento Geral do XI Jogos Abertos do Pará aos 144 municípios do estado.

 

Jogos Abertos do Pará

O Projeto Jogos Abertos do Pará teve início no ano de 2005, com o objetivo de promover a interiorização das ações do Governo do Estado como forma de democratização das ações da Secretaria. Além disso, massificar o esporte amador nos municípios paraenses descentralizando as atividades e eventos, colaborando para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, valorizando a identidade local, contribuindo com a cultura de paz e o convívio comunitário, assegurando, assim, à população paraense, o direito de vivenciar e participar deste grande evento esportivo, ampliando desta forma o acesso ao esporte e ao lazer.

Texto: Bianca Rodrigues/Ascom Seel