Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Recursos do Pronaf impulsionam agricultura familiar em Goianésia, no sudeste do Pará

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) apoia agricultores no acesso a créditos e na conquista de desenvolvimento econômico

Por Governo do Pará (SECOM)
25/11/2021 14h08

Agricultores familiares em Goianésia do Pará contam com o escritório da Emater para desenvolver as atividades Quinze famílias agricultoras de Goianésia do Pará, no sudeste paraense, foram contempladas com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar (Pronaf), na Linha B, que totalizam R$ 45 mil, para incentivo à produção rural familiar nas comunidades de Baronesa e Bom Jesus. Os recursos foram viabilizados pelo Banco da Amazônia, por intermédio de projetos de crédito elaborados pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA).

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater, José Luiz do Carmo Lopes, chefe do escritório local, em Goianésia, o grupo faz parte de uma primeira turma de contemplados com o financiamento e já está sendo atendida uma segunda turma com mais 15 famílias.

"Cada família recebe R$ 3 mil, para aplicação na atividade agrícola e cultura de subsistência. A expectativa é de, até o fim de dezembro, beneficiar 60 famílias", explicou o chefe do escritório da Emater em Goianésia do Pará.

O carro-chefe da produção local é a mandiocultura. O cultivo de milho, arroz, e olerícolas (verduras e legumes), que são cadeias temporárias de ciclo curto, atendem o objetivo de subsistência.

Uma das contempladas é Edileuza Pereira de Carvalho, residente na comunidade Baronesa e que preside a associação de mesmo nome. “Com esse recurso vou ampliar a minha roça de mandioca e até colocar cerca em uma parte. O trabalho dos técnicos da Emater do município é muito importante para minha família. Na lavoura, trabalham eu, meus três filhos, dois netos e dois genros, e contamos sempre com as visitas do agrônomo, seu Luiz, orientando a produção”, disse a produtora rural.

No próximo dia 3, a Emater do Pará completará 56 anos de existência, com a missão de promover o desenvolvimento sustentável através do conhecimento, tecnologia, por meio da assistência técnica e extensão rural, assegurando a melhoria da qualidade de vida da sociedade rural. A área de atuação da empresa abrange os 144 municípios paraenses, o que permite o desenvolvimento de ações para diferentes categorias de público e o acesso por parte dos agricultores às várias políticas públicas disponíveis para o meio rural paraense, valorizando a realidade local e as potencialidades regionais.

*Texto de Paula Portilho (Ascom Emater)