Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Fundação Cultural do Pará promove oficinas para gestores culturais no Baixo Amazonas

Técnicos e gestores serão orientados sobre as ferramentas necessárias para criação e implementação dos Sistemas Municipais de Cultura nos 144 municípios paraenses

Por Governo do Pará (SECOM)
25/11/2021 12h10

A Fundação Cultural do Pará, em parceria com as Associações e Consórcios de Municípios, Fórum Estadual de Cultura e Fóruns Regionais de Cultura, realizará o workshop “Adesão, Implementação e Fortalecimento de Sistemas Municipais de Cultura” para gestores e conselheiros culturais e técnicos pelos municípios paraenses. A primeira etapa ocorrerá na região do Baixo Amazonas, nas cidades de Juruti e Santarém, a partir do próximo sábado (27).

O workshop tem por objetivo orientar os gestores culturais e técnicos com as ferramentas necessárias para que os Sistemas Municipais de Cultura sejam criados e implementados nos 144 municípios do Pará, e e, com isso, proporcionar a formulação e efetivação de políticas públicas culturais, pactuadas com a sociedade civil para promover o desenvolvimento humano, social e econômico. A capacitação é um incentivo para que os gestores possam ainda dar continuidade ao processo de elaboração dos planos municipais de cultura, além de fortalecer os conselhos culturais.

O Sistema Nacional de Cultura é um processo de gestão e promoção de políticas democráticas e permanentes na área da cultura, pactuadas entre os entes da Federação e a sociedade. A adesão e implementação seguem as diretrizes do Sistema Nacional de Cultura.

A Fundação Cultural do Pará segue cumprindo sua missão institucional de fomentar, preservar e difundir os bens culturais, assegurando o acesso às formas de linguagem de arte e ofício e o desenvolvimento das artes em geral a partir de atividades nas áreas de ensino, extensão, experimentação e pesquisa, de forma a promover o homem como agente de sua própria cultura. O calendário para as demais regiões de integração será definido posteriormente.

 Texto: Ascom FCP