Aplicativo de Realidade Aumentada da Prodepa já está disponível
Se você achava que objetos pulando para fora da tela era coisa de filme de ficção científica, está na hora de rever seus conceitos. Aliás, o que acontece com a Realidade Aumentada é o contrário: você pula para dentro do mundo virtual para interagir com uma nova dimensão no modo como executamos tarefas. Essa tecnologia já está disponível no Prodepa RA, o software de Realidade Aumentada desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa).
Hitoshi Seki, assessor da Prodepa, explica que Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite que o mundo virtual seja misturado ao real, possibilitando maior interação. “O aplicativo lembra muito cenas do filme Harry Potter, quando mostrava um jornal e a imagem do jornal era animada, como se ela estivesse viva. O Prodepa RA faz isso também, só que através da tela do celular. Aponta-se o celular para uma imagem e essa imagem vai virar um vídeo, uma imagem em alta resolução ou até um áudio”.
O software de Realidade Aumentada é programado com imagens, sinais ou ações pré-definidas e as respostas que deverão ser dadas a elas. Quando o programa recebe essas informações, ele as interpreta e exibe a resposta, que pode ser desde uma simples forma geométrica até vídeos mais elaborados. O app está disponível para os sistemas IOS e Android e já pode ser testado no livro “Memórias da Prodepa”, lançado na terça-feira, 11. Nele é possível visualizar documentos antigos em alta resolução, áudios com entrevistas e vídeos, como se a foto estivesse ganhando vida.
Para o presidente da Prodepa, Theo Pires, o Prodepa RA pode ajudar o Estado a integrar mais informação ao cidadão paraense. “Vamos disponibilizá-lo a todas as secretarias de Estado para que elas possam colocar informações adicionais dentro de qualquer tipo de mídia. Qualquer coisa, qualquer cartaz, que o cidadão possa levar seu dispositivo móvel e receber informações adicionais sobre aquilo”.