Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MAIS DE 500 ATENDIMENTOS

Sejudh leva ações da Caravana de Cidadania e Direitos Humanos a Bom Jesus do Tocantins

Durante o fim de semana, além serviços de cidadania, o comércio local passou por uma fiscalização realizada pelo Procon Pará

Por Gerlando Klinger (SEJU)
21/11/2021 15h35

A cidade de Bom Jesus do Tocantins, sudeste paraense, recebeu no sábado (20) e domingo (21) mais uma etapa da Caravana de Cidadania e Direitos Humanos, que está realizando ações por diversas cidades do sul e sudeste do Pará nessa etapa. Além dos serviços de cidadania, o comércio local passou por uma fiscalização realizada pelo Procon Pará. Nos dois dias de ação no município, mais de 500 atendimentos foram prestados à população. 

O piauiense Antônio Lourenço da Silva é morador de Bom Jesus há mais de 45 anos. Ele foi à procura de uma nova carteira de identidade, mas antes precisou de um encaminhamento para uma nova certidão de nascimento, pois a dele estava inválida. “Trouxe todos os documentos para uma carteira de identidade nova, só que antes vou precisar de uma certidão nova”, justificou. 


Identidade

Danilo Alves, 11 anos. e o pai Normando Alves, 47 anos, participam de açãoPara emitir um novo RG é necessário possuir em mãos a certidão de nascimento ou casamento original, comprovante de residência e duas fotos 3x4, que são documentos obrigatórios. Nesta Caravana, em que os documentos são emitidos na hora, podem ser incluídos os números do Documento Nacional de Identificação; a Identificação Social (NIS), do Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público; o número da Carteira Nacional de Saúde; do Título de Eleitor; documento de identidade profissional expedido por órgão ou entidade legalmente autorizada; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação; Certificado Militar; tipo sanguíneo e o fator Rh; as condições específicas de saúde, cuja divulgação possa contribuir para preservar a saúde ou salvar a vida do titular, além do nome social.

Antônio Lourenço da Silva, 74 anos, recebeu atendimentoO servidor do Procon Pará, Arnaldo Cruz, explicou como funciona a restauração da certidão de nascimento. “Para garantir o novo documento de identidade, é necessária a restauração de certidão de nascimento, que não pode conter emenda e nem rasuras”, afirmou.


Fiscalização 

A comerciante Sandra Mara Silva Ferreira é dona de uma das farmácias da cidade. Ela teve o estabelecimento fiscalizado pelo Procon Pará e elogiou a iniciativa. “Maravilhosa. Tem que se adequar. Temos que inovar a cada dia e fazer as coisas corretamente”, afirmou.