Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E LAZER

Fundação Carlos Gomes encerra o 37º Festival de Música Brasileira, em Belém

O concerto de encerramento foi tocado pelo Grupo de Percussão da FCG, que apresentou a música Zumbi dos Palmares, pelo Dia da Consciência Negra

Por Governo do Pará (SECOM)
20/11/2021 22h14

A Fundação Carlos Gomes (FCG) e o Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) realizaram o Concerto de Encerramento do 37° Festival de Música Brasileira, na Sala Ettore Bosio, nesta sexta-feira (19). Os grupos artísticos formados pelos professores e alunos, da Fundação, interpretaram obras do convidado desta edição, o compositor cearense Liduino Pitombeira, recentemente, empossado como o mais novo membro da Academia Brasileira de Música. Por toda esta semana, houve apresentações de temas brasileiros.

A criação do Festival, cuja fiinalidade é a de enaltecer os compositores, os intérpretes e a música brasileira, também deu aos alunos a oportunidade de eles se apresentarem para o público, treinando habilidades próprias para concertos e recitais.

De acordo com a FCG, o evento foi criado pela professora do IECG e pianista, Doris Azevedo, e, de início, a programação era pequena, restrita ao âmbito do Conservatório Carlos Gomes. Na medida que as edições iam acontecendo, com a participação dos alunos e professores, o Festival foi tomando força e ganhou enorme importância para a instituição. 

Todo ano, a organização do festival escolhe uma personalidade da música para ser homenageada e uma outra para realizar palestra junto aos alunos. Este ano, o músico homenageado foi o paraense Oriano de Almeida, que criou um acervo de canções, música de salão e uma coleção de peças para piano de inspiração folclórica, entre outras produções.

A personalidade da música escolhida como convidada foi o compositor cearense Liduino Pitombeira. Nesta edição, além dos grupos da Casa, o Festival recebeu, pela primeira vez, o Grupo de Violões José Alves Marinho, de Canaã dos Carajás, município do sudeste do Pará. O grupo de jovens musicistas faz parte do projeto Associação das Famílias Sem Moradias Próprias de Canaã dos Carajás (Afamoprocan).

O grupo se apresentou no Festival, visitou o Memorial Carlos Gomes e participou de uma oficina de violão com o professor Luciano Andrade.

O Festival 2021 foi aberto com um recital apresentando a obra Valsa de Paris, de Oriano de Almeida; nos dias seguintes, foram realizados os recitais "Bacharelado em Música do IECG", "O Universo da Música Brasileira", "A Música Popular Brasileira" e, no encerramento, nesta sexta-feira, as obras do compositor convidado, Liduino Pitombeira. 

O concerto de encerramento foi tocado pelo Grupo de Percussão FCG, que apresentrou a música Zumbi dos Palmares, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado neste sábado (20). As apresentações aconteceram na Sala Ettore Bósio, na avenida Gentil Bittencourt, nº 977, no bairro de Nazaré, com a entrada franca.

A parceria entre a Fundação Carlos Gomes e a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) possibilitou que o concerto de abertura e de encerramento fossem gravados, para serem publicados no canal do Youtube da FCG.

*Texto de Mayave Ribeiro (Ascom FCG)