Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Agência de Defesa Agropecuária do Pará realiza reunião técnica no sudoeste paraense

Os encontros contribuem para a aproximação maior das equipes, o alinhamento de procedimentos e o ajuste de questões específicas da realidade de cada localidade

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
20/11/2021 19h13

Capacitação técnica, melhorias na infraestrutura, alinhamento organizacional, padronização de ações e processos operacionais estiveram na pauta da reunião da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), nesta sexta-feira (19), no sudoeste paraense, no escritório de Anapu, pertencente à regional de Altamira. A coordenação do escritório, em Anapu, é de Joelson Pinheiro. 

“Estivemos reunidos com os servidores para alinhar procedimentos, pois entendemos que por meio desse contato conseguimos ajustar muitas questões que são peculiares de cada localidade, assim como saber das necessidades apontadas pelos servidores para melhorar a estrutura da unidade para execução das atividades. Para nós, também é importante que essas reuniões não fiquem restritas apenas na sede, que sejam tratadas também nos demais municípios”, avalia a diretora de Defesa e Inspeção da Adepará, Lucionila Pimentel.

Localizado na Rodovia Transamazônica, o escritório de Anapu, foi completamente revitalizado em julho deste ano, para oferecer melhor estrutura, mais conforto e segurança aos servidores e produtores da região. Para o gerente Regional de Altamira, Ary Cavalcante, a reunião foi de fundamental importância para o alinhamento de ações no município. “Nossa reunião foi muito apropriada, pois a diretora Lucionila tem um conhecimento profundo na defesa vegetal, assim nessa reunião conseguimos definir muitos procedimentos e para nós foi um momento ímpar para aprendermos com a diretora”.

Na pauta também foram abordados assuntos como a educação sanitária, notificações passivas e a importância das notificações serem registradas no Sisbravet. O encontro também foi um momento para sugestões de melhorias para o trabalho dos servidores da autarquia.

Agronegócio - A Adepará é uma autarquia que tem como missão planejar e executar ações que promovam a sanidade e a qualidade da produção agropecuária, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e competitivo do agronegócio no Pará.

Portanto, a Agência entende que a melhor estruturação do órgão reflete diretamente nos serviços prestados à sociedade, já que a instituição tem dois compromissos nas áreas meio e fim. Na área meio e finalística é a agricultura, pecuária e pesca. Basicamente, a defesa agropecuária atua para que não haja  prejuízos à produção agrícola e pecuária, evitar a introdução de pragas e doenças, é um dos exemplos da filosofia de trabalho da Agência, na prática.

Desenvolvimento - Na área de sua atuação, a Agência de Defesa tem a missão de valorizar o agronegócio paraense e esses compromissos estão sendo efetivados de acordo com o atual Plano Plurianual 2022-23 (PPA). 

Dentre os projetos da autarquia para o ano de 2021, destaque para o Adepará 100% digital, que é  o aporte tecnológico às unidades locais com computadores e demais equipamentos necessários para o melhor desenvolvimento das ações de campo; implementação de novos módulos de sistemas, tanto técnicos quanto de planejamento do Siapec 3, para que os fluxos e os trâmites processuais sejam mais rápidos e a avaliação seja muito mais eficiente; a atualização da frota de veículos, e a melhorias das Unidades Regionais.

A meta da atual gestão é ser uma referência nacional em defesa agropecuária, garantindo a segurança do consumo de produtos agropecuários e gerando novas oportunidades dentro do conceito da bioeconomia, que se trata do agronegócio sustentável na dimensão produtiva, social e ambiental, o que consequentemente, potencializa competitividade do agronegócio sustentável paraense.