Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital de Clínicas reforça que 'Novembro Azul' é alerta para a saúde geral do homem

Profissionais da instituição e médicos residentes levaram informações aos usuários sobre câncer de próstata e outras doenças

Por Marcelo Leite (COSANPA)
19/11/2021 20h47

Profissionais do Hospital de Clínicas mostraram aos usuários a importância da prevenção de cânceres e outras doençasMuito além de um alerta sobre câncer de próstata, a campanha nacional Novembro Azul é um chamado de atenção para a saúde dos homens de forma geral. Saúde mental, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), doenças crônicas (diabetes, hipertensão) estão entre as doenças que devem ser acompanhadas de perto em qualquer idade.

Fachada do HC iluminada em alusão à campanhaNesta sexta-feira (19), profissionais da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) e residentes reforçaram os objetivos do “Novembro Azul” em uma ação que levou educação em saúde e bem-estar aos usuários em tratamento em uma das clínicas de tratamento da instituição.

"Em geral, talvez por uma questão cultural, o homem não se importa tanto com os aspectos prioritários de sua saúde e tem mais dificuldades de reconhecer que precisa de ajuda. No nosso caso, a gente vê que algumas doenças poderiam ser minimizadas com um cuidado básico, como hipertensão arterial e diabetes, que é presente em grande parte dos nossos pacientes”, explicou Cleber Campos, terapeuta ocupacional no HC.

De acordo com a vendedora de açaí Neide Maria Santana, o filho caçula, Nazareno Santana, 24 anos, não se cuidava até precisar passar uma cirurgia na região abdominal, e se recupera há três meses. Ela contou que ainda precisa chamar a atenção do filho para outros cuidados. “Ele está se recuperando, seguindo todas as orientações, mas não queria cortar o cabelo. Só veio porque eu pedi”, disse Neide.O corte de cabelo foi um serviço oferecido por voluntários aos usuários do HC na programação

O corte de cabelo realizado por uma barbearia voluntária foi uma das atividades do Novembro Azul no HC, que ainda contou com dinâmicas sobre mitos e verdades de doenças mais comuns entre homens e palestras educativas sobre os temas.