Seduc intensifica aprendizagem dos alunos na reta final para o Enem 2021
Mais de 800 estudantes participaram de revisão geral nesta sexta-feira, em Belém
Na reta final para o Enem, estudantes esclareceram dúvidas e aproveitaram as informações repassadas pelos professoresCom a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tem ampliado suas ações pedagógicas para garantir o conhecimento necessário aos alunos da rede pública estadual. Mais de 800 estudantes atendidos no Polo Metropolitano Pré-Enem e pelo Programa Enem Pará Itinerante participaram, nesta sexta-feira (19), de uma revisão geral sobre os conteúdos mais recorrentes nas provas.O auditório do Centur recebeu dezenas de estudantes e especialistas nas áreas de conhecimento exigidas no exame nacional
A programação foi realizada no auditório do Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur), em Belém, sede da Fundação Cultural do Pará (FCP). Os participantes tiveram acesso a informações importantes e orientações fornecidas por especialistas nas quatro áreas do conhecimento exigidas no exame: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias, além da Redação.
O estudante Narzion Santos, 17 anos, que pretende cursar Jornalismo na Universidade Federal do Pará (UFPA), afirmou que está confiante em alcançar um bom resultado nas provas. “A minha preparação tem sido muito boa, e sinto que estou cada vez mais preparado para encarar as provas do Enem. Com certeza, esta iniciativa foi muito importante para todos nós, que não temos condições de pagar um cursinho preparatório, e o governo do Estado, sensível a esta demanda, foi lá e criou essa ferramenta que nos dá suporte educacional de extrema qualidade”, ressaltou.
“No início, eu estava muito desmotivada, porque não estava estudando adequadamente devido à pandemia da Covid-19. Fiquei sabendo do Polo Metropolitano Pré-Enem através da minha escola. Já frequento o espaço há dois meses e senti uma tremenda diferença no meu aprendizado, o que me deixa mais entusiasmada para o exame”, enfatizou a estudante Jhennifer Lima, 18 anos, que pertence cursar Farmácia.
Secretária de Educação, Elieth BragaIncentivo - A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que esta é mais uma iniciativa que possibilita a preparação dos estudantes para o exame. “Graças ao nosso Polo Metropolitano Pré-Enem, em Belém, e ao Programa Enem Pará Itinerante, levamos aulões aos mais diversos municípios deste Estado, para reforçar o conhecimento dos nossos alunos. Quero agradecer a toda equipe técnico-pedagógica que está presente aqui e fazer, também, uma homenagem póstuma ao querido professor Luiz Cunha, grande entusiasta da educação, e que doou boa parte do seu tempo para que este projeto tivesse o sucesso que tem hoje”, ressaltou a titular da Seduc.
Para o coordenador do Polo Metropolitano Pré-Enem, Antônio Cunha, este foi o momento para coroar todo o trabalho desenvolvido com a grande maioria dos presentes que, desde agosto, frequentam diariamente o espaço de aprendizagem criado pelo governo do Estado, por meio da Seduc.Os candidatos a uma vaga no ensino superior aproveitaram para melhorar a preparação ao Enem
“Nossa revisão foi bastante motivacional, com uma brilhante equipe de professores, os quais deram dicas importantes para que os candidatos façam uma boa prova neste domingo (21). Vamos continuar com nossas atividades na próxima semana, para que possamos preparar os alunos para o segundo e último domingo de provas, que será realizado no dia 28 de novembro”, enfatizou o dirigente.
Preparação - De acordo com o professor de História, Guilherme Carabina, foram repassados ensinamentos aos alunos em tempo recorde e seguindo todo o sistema programático previsto para o exame.
“Desde agosto, estamos desenvolvendo com nossos alunos no Polo Metropolitano Pré-Enem o alerta para habilidades e competências, em que foi estabelecido o sistema cognitivo. Significa que os candidatos estão preparados para desenvolver esses conteúdos do processo interdisciplinar, especialmente no campo cognitivo”, frisou o educador.
Texto: Vinícius Leal - Ascom/Seduc