Equipe técnica da Semear leva informação e diálogo sobre o programa a Marabá
Nos dias 11 e 12 de novembro, a equipe da Lei Semear levou para Marabá a programação Roda de Diálogos. O objetivo do evento, promovido pelo Governo do Estado por meio da Fundação Cultural do Pará, foi explicar como a lei funciona e orientar interessados sobre quem pode participar ou patrocinar o programa. O primeiro dia foi voltado para empreendedores que têm interesse em apoiar projetos culturais; já o segundo, focado em produtores de cultura, artistas e pesquisadores.
Além das palestras dos técnicos da Semear e do diálogo com os presentes, a programação contou ainda com a entrega do Selo Cultura Pará à empresa Siderúrgica Norte Brasil, em reconhecimento pelo apoio às manifestações culturais do estado. Apresentações artísticas locais fecharam a agenda, com participação do Grupo de Danças Kanauã, Lara Borges e a apresentação da Festa do Divino Espírito Santo.
A ação faz parte do projeto de expansão da Semear pelas cidades paraenses, e teve apoio da Prefeitura Municipal de Marabá e da Associação Comercial e Industrial de Marabá. A necessidade de levar eventos do programa aos municípios veio da constatação de que cerca de 95% dos projetos aprovados pela Semear são da região metropolitana de Belém. O Secretário Executivo do Projeto Semear Ulysses Cabette Nooblath atribui esse dado à falta de informação. “Existe muito desconhecimento sobre a Semear no restante do estado. Isso me deixou com uma inquietude muito grande, então criamos o programa e estamos rodando os pólos por meio de determinados municípios - para levar o trabalho e explicar aos investidores e aos fazedores de cultura como participar da forma correta”, explica.