Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E CIDADANIA

Fundação Cultural do Pará promove atividades de artes na Usina da Paz Icuí-Guajará

As oficinas de violão popular, serigrafia básica e adornos em cerâmica caíram no gosto dos participantes, acima de 15 anos de idade

Por Governo do Pará (SECOM)
17/11/2021 14h39

A Fundação Cultural do Pará deu início, nesta terça-feira (16), na Usina da Paz Icuí-Guajará, ao primeiro ciclo de atividades, com as oficinas de violão popular, serigrafia básica e adornos em cerâmica – todas ministradas por professores das Oficinas Curro Velho.

Na oficina de serigrafia básica, os alunos aprendem os fundamentos necessários para chegar ao resultado da estamparia. “Trabalhamos desde a parte da confecção da tela, a preparação das imagens, até a estampa final”, explica o professor Lúcio Lavareda.

Lavreda destaca, ainda, o aspecto democrático da oficina. “Qualquer pessoa acima de 15 anos pode participar, independentemente de experiência. Como essa é a primeira aula, estou colocando a turma pra fazer umas pinturas, botar a mão na massa, se sujar um pouco pra ter a vivência completa”.

Jamille Tavares é uma das alunas da turma, e está adorando descobrir uma técnica nova. “É a minha primeira experiência com serigrafia. Nunca tinha visto nada parecido. Eu já faço pintura em tela, então me interessei bastante”.

Jamille vê no aprendizado uma chance de desenvolver seu talento: “aprender essa linguagem é mais uma maneira de a gente se descobrir e se especializar, além de poder trabalhar com isso depois”, completa.

Na oficina de adornos em cerâmica, a turma está lotada. “Estou achando a estreia maravilhosa. É gratificante conhecer esse público novo, a sala está cheia e os alunos estão super interessados”, elogia Maria Santana dos Santos Magalhães, ceramista e professora do Curro Velho. “A cerâmica é minha carreira e minha vida, e tenho certeza que daqui pode sair alguém apaixonado pelo ofício como eu”.

Como na serigrafia, as aulas de adornos já começaram de maneira prática, com todos experimentando as técnicas de manusear, cortar e moldar a argila. A dona de casa Terezinha Chaves, aluna do curso, aprovou. “É um momento relaxante, que a gente esquece todos os nossos afazeres de casa e se entrega aqui”, opinou a estreante em artesanato, que se empolgou com a possibilidade de descobrir uma nova carreira. “De repente pode ser mais uma fonte de renda, se eu conseguir fazer algo bonitinho. Posso fazer e vender colares, pulseiras, várias coisas”.

SERVIÇO

Tanto as aulas de serigrafia básica quanto de adornos em cerâmica vão de 16 a 25 de novembro, das 14h às 18h. Já a oficina de violão popular vai até o dia 8 de dezembro, com aulas às terças, quintas e sextas, das 9h às 12h.